Ferrovia – Um Erro Trágico
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pinto Luz, publicou recentemente uma curta intervenção para explicar as razões da opção do governo da AD pela bitola ibérica na ferrovia, em que convida as pessoas interessadas a fazer-lhe perguntas sobre o assunto. Já o fiz antes e o ministro nada, mas não custa insistir e pergunto:
1 - O senhor ministro afirmou que a rede espanhola é constituída pela alta velocidade em bitola standard (europeia) e a restante rede em bitola ibérica, o que seria a razão para Portugal fazer essa opção pela bitola ibérica. Todavia senhor ministro, não é verdade que as ligações entre a Espanha e a França são todas, passageiros e mercadorias, feitas em bitola europeia? E, assim sendo, como pensa o senhor ministro enviar a maioria das exportações portuguesas para além Pirenéus? Além disso, não é também verdade que os governos de Portugal e da Espanha concordaram na Figueira da Foz que as ligações na nossa fronteira seriam em bitola europeia?
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:








