Areaclientedc
Última Hora
Legua Dc
Pub

“Espero que sejam mais donos do que inquilinos desta casa e a deixem melhor”

Foi com grande animação que se receberam os “caloiros” de Medicina e Medicina Dentária, numa cerimónia que contou com a presença de Tiago Nogueira, músico d’Os Quatro e Meia formado na “casa” da Medicina de Coimbra

Os novos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) já começaram a conhecer “os cantos à casa” e ontem houve oportunidade para começarem a descobrir as caras que os vão ajudar durante a realização do seu «longo», mas «recompensante» percurso académico em Coimbra.

«De 1909 candidaturas, ficaram 1022 alunos, uma prova da procura pela qualidade do ensino que Coimbra e a nossa Faculdade de Medicina tem para oferecer», exalta Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Com um conjunto de números preparado, o diretor revelou que «a nota mais alta de entrada foi de 19,7 valores» e que «houve 23 alunos com média superior a 19 valores», dados que considera reveladores da qualidade da FMUC, mas que transmitem uma sensação de «excelência» dos novos alunos.

«Estão a entrar numa fase que vos proporciona novas experiências, vão perceber como tudo funciona, vão errar e esses erros são bem-vindos» indicou Carlos Robalo Cordeiro, que relembrou os alunos que «estão onde devem estar pelo seu esforço», um facto que não deve ser ignorado.

Para animar um pouco o público, o especialista em pneumologia relembrou uma manchete de uma «antiga folha dos estudantes», um “jornal” antigo da antiga Faculdade de Medicina, que indicava que «as aulas em Medicina começam às 8h00 da manhã, podes passar por cá antes de ir para a cama», uma memória que animou tanto os mais velhos, como os recém-chegados.

“A crescente procura pela Universidade de Coimbra mostra uma renovada atratividade da cidade e da UC”

Ainda em declarações durante a sessão, Cláudia Nazareth, diretora clínica da ULS Coimbra, alertou para a importância das intervenções em curso na FMUC, que intensificam a ligação entre estabelecimento de ensino e local de prática profissional. «Está em curso uma modernização tecnológica e de infraestruturas para que se possa aproximar, ainda mais, o estudo, a investigação e a vertente profissional da Medicina na Universidade de Coimbra. Isto é um passo fundamental no desenvolvimento dos alunos», disse.

Focados em dar umas calorosas boas-vindas aos novos alunos, Maria Flores, Raquel Peguinho e Carlos Magalhães, presidentes dos Núcleos de Estudantes de Medicina Dentária, Medicina e da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (respetivamente), salientaram alguns detalhes da vida em Coimbra que, aproveitando as palavras de Maria Flores, se resumem a um sentimento de “casa”. «Em breve vão aprender o significado de saudade. Coimbra hoje pode vos parecer estranha, mas daqui a algum tempo vai ser a vossa casa. Respirem fundo, olhem em volta, e deixem-se embalar por esta cidade, sejam curiosos, corajosos e aproveitem».

P2 Sessão De Acolhimento Fmuc Cima Detalhe

O que esperar de mais um ano?

“Quero que os novos alunos se sintam mais donos do que inquilinos desta instituição. Há sempre um sentimento diferente quando se é “dono” porque quer-se sempre deixar o lugar melhor do que o encontrámos, e é isso que eu sei que estes alunos vão fazer. Espero que consigam os seus objetivos e que, quando saírem daqui, deixem esta casa melhor do que a encontraram. Que sejam curiosos e dedicados.”, Carlos Robalo Cordeiro

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Setembro 16, 2025 . 08:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right