
Vigor brilha no “Nacional” realizado em Cascais
O Campeonato Nacional Base e Infantis de Ginástica Acrobática decorreu no Pavilhão Guilherme Pinto Basto, em Cascais, reunindo dezenas de jovens ginastas oriundos de todo o país.
Este evento contou com a participação de 67 clubes, entre os quais se destacam clubes afiliados da Associação de Ginástica do Centro, como o Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” (GRVM), Associação Académica de Coimbra (AAC), Acrogym Clube de Coimbra, o Albigym, a Associação Estrela de Três Pontas, a Associação de Ginástica de Condeixa e o Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, entre os muitos outros clubes de norte a sul do país que marcaram presença nesta prova de referência nacional.
Durante o fim de semana, o público assistiu a um espetáculo de técnica, coordenação e espírito de equipa, no qual os mais jovens mostraram todo o seu empenho e evolução ao longo da época.
O GRVM foi um dos grandes destaques da competição, ao levar 34 ginastas ao praticável e alcançar um feito notável: todos os atletas do clube subiram ao pódio, arrecadando medalhas em todas as categorias em que participaram. No escalão júnior base, Joana Gouveia e Inês Rodrigues sagraram-se campeãs nacionais em par feminino, tal como Guilherme Menezes e Joana Sá em par misto. A excelente prestação coletiva foi ainda coroada com o título de equipa campeã nacional neste escalão.
No escalão juvenil base, Sara Alves e Francisca Machado conquistaram o título de vice-campeãs nacionais em par feminino. Já no escalão iniciado base, Madalena Pereira e Leonor Vilela alcançaram o 3.º lugar em par feminino, enquanto Helena Barata e João Redinha foram vice-campeões em par misto. A equipa de iniciados do GRVM conquistou também o título de campeã nacional.
No escalão infantil, Lourenço Almeida e Carminho Almeida obtiveram a medalha de prata em par misto, e a equipa infantil do clube assegurou mais um título coletivo nacional. Por seu lado, a AAC também subiu ao pódio com uma excelente prestação no escalão iniciado base, conquistando o 3.º posto em pares mistos com os ginastas Constança Ferreira e Manuel Simões.
Para a AGDCentro, os resultados «demonstraram um elevado nível técnico, espírito desportivo e evolução notável, contribuindo para o sucesso e prestígio da competição e reforçando o papel formativo que a ginástica acrobática tem na região Centro».











