Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Ia Cyber 20260619
Pub Dc Facit26 20260609
Légua Esgotada
Pub

Água de Brijó vai construir unidade de engarrafamento em Coimbra

A água de uma nascente em S. Paulo de Frades vai chegar à mesa dos consumidores, depois de concluídas as obras da unidade engarrafamento

É em S. Paulo de Frades que vai nascer a unidade de engarrafamento da Água de Brijó. Um projeto que finalmente parece começar a ver a luz do dia, pois, de acordo com o seu promotor Luís Filipe Saavedra, tudo está devidamente aprovado pelas entidades competentes, desde a Câmara Municipal de Coimbra, Direção Geral de Energia e Geologia, CCDRC, e demais entidades.

Com alvará de exploração do aquífero Água de Brijó, finalmente, estas águas que se caracterizam como sendo «água de nascente de classe I, fracamente mineralizada – total inferior a 90 mg/litro, bicarbonatada e sódio-cálcica, de grande pureza microbiológica e rica em cálcio», vai poder ser engarrafada, logo que esteja concluída a unidade de engarrafamento, cujas obras deverão começar no final do verão e com prazo de conclusão no segundo semestre de 2026.

Luís Filipe Saavedra é o promotor do projeto que demorou mais de 25 anos a ser concretizado. Revela-se uma pessoa persistente, que não desiste perante os obstáculos. E, neste caso, «foram, de facto muitos», o que fez com que, ao longo do processo tivesse pensado que «já devia ter juízo». No entanto, a persistência falou mais alto e lutou para concretizar uma ideia que começou a fervilhar há quase três décadas, quando visitou o local da nascente, «cadastrada desde 1845», que se situa num terreno particular em S. Paulo de Frades. De acordo com o estudo geológico «não há registos de que alguma vez a fonte tenha secado». Desde essa altura, «tem sido uma aventura para que o sonho possa tornar-se realidade». diz. Muitas questões burocráticas, licenciamentos, estudos analíticos para atestar a qualidade da água, pareceres das várias entidades envolvidas, estudos de viabilidade económica, projeto para efetuar uma candidatura a fundos comunitários», enfim, são mais de 25 anos «atrás de um sonho».

Para já, o projeto implica um investimento de vários milhões de euros. No entanto, Luís Saavedra refere que é necessário aumentar o capital social – aceitam-se investidores – para que o projeto possa ser submetido ao Portugal 2030. De todo o modo, a unidade de engarrafamento vai começar a ser construída, sendo que o projeto prevê todas as obras inerentes à captação de água (que será realizada em mina), a respetiva unidade de produção de vasilhame e a unidade de engarrafamento.

Para levar a bom porto este ambicioso projeto, foi criada a Sociedade de Águas de Brijó, que vai explorar a água de nascente, com captação em mina que, neste caso, tem um caudal de 18 mil litros/hora, o que se traduz em 157 milhões de litros/ano. |

 

Persistência de Luís Saavedra leva a bom porto projeto com quase 30 anos

Luís Saavedra é um homem com uma grande capacidade de resiliência, visível com este projeto das águas de Brijó. Hoje com 71 anos, ainda não desistiu das águas de Brijó que visitou pela primeira vez em 2003, quando conheceu o proprietário do terreno. Nessa altura, ainda desempenhava funções de direção no Mercado Abastecedor de Coimbra, um projeto estruturante para Coimbra que ajudou a instalar. Antes, esteve também envolvido na instalação do Mercado Abastecedor do Porto, o primeiro mercado do género em Portugal. Foi isso que o levou a aceitar o desafio para a instalação do MAC. Luís Saavedra assumiu então «a resolução das questões técnicas, mas com o poder decisório dos vereadores Santos Cardoso e Pereira da Silva», como ele próprio recordou. E a propósito, Luís Saavedra recorda que o MAC está prestes a celebrar os 30 anos – habitualmente assinalados a 4 de julho, data da sua inauguração oficial - referindo que, para ele, o grande dia do MAC é o dia de S. Pedro, pois foi a 29 de junho de 1995 que o MAC abriu as suas portas, «num teste à operacionalidade» .

Junho 29, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right