Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Ia Cyber 20260619
Pub Dc Facit26 20260609
Légua Esgotada
Pub

Médicos com 50 e 25 anos de carreira elevaram Serviço Nacional de Saúde

Ordem dos Médicos prestou homenagem aos médicos que, ao longo das suas carreiras, “com sentido de missão e espírito altruísta”, souberam construir um dos melhores sistemas de saúde do mundo

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos prestou hoje homenagem aos médicos com 25 e 50 anos de carreira, que representam duas gerações diferentes que «muito têm contribuído para a saúde dos portugueses». A eles se deve o sucesso do Serviço Nacional de Saúde que, apesar de todos os constrangimentos «continua a estar no ranking dos 15 melhores sistemas de saúde do Mundo».

No entanto, Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM, apelou à necessidade de revitalizar o SNS, «através de uma reforma profunda da sua organização, por forma a adaptar-se às exigências da evolução demográfica, social, científica, tecnológica e organizacional, que uma sociedade moderna exige». É fundamental que o SNS se torne atraente e competitivo e, numa alusão ao crescimento do setor da Medicina Privada e Social, Manuel Teixeira Veríssimo acredita que «numa lógica de complementaridade, é fundamental a existência de um SNS forte».

Dirigindo-se aos médicos homenageados, Manuel Teixeira Veríssimo felicitou os colegas «pelo seu sentido de missão e espírito altruísta» que, no caso da geração mais velha, «ajudaram a construir e consolidar o SNS». A propósito, o presidente recordou que foram estes médicos que «levaram médico até aos locais mais recônditos do país, onde, através do serviço médico à periferia, pela primeira vez alguns portugueses viram um médico e puderam ser tratados segundo a Legis Artis» Já os mais novos, nos seus 25 anos de carreira, «têm vindo a suportar um SNS com progressivas dificuldades de resposta às necessidades da população».

Também Carlos Cortes felicitou os colegas que, nos seus 50 anos de carreira, «foram os verdadeiros alicerces do SNS», referindo que «o seu legado perdura em cada centro de saúde, em cada gabinete, em cada serviço». Já os que completam 25 anos de carreira, «sempre estiveram na linha da frente em tempos de grandes mudanças, com novos avanços tecnológicos e novas terapêuticas, além de terem enfrentado a maior crise sanitária do mundo». O Bastonário da Ordem dos Médicos terminou o discurso dizendo que «toda a sua resiliência, abnegação e dedicação em cada ano, cada dia, cada hora, cada minuto valeu a pena se aliviaram a dor de alguém e se salvaram uma vida».

Na cerimónia de homenagem aos médicos, em que se celebrou também o Dia do Médico, celebra-se a nobreza de uma profissão. Também José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e médico de profissão, deixou «uma palavra de agradecimento a todos os colegas que têm contribuído para que Coimbra continue a ser uma referência na área da saúde», felicitando o professor Linhares Furtado, cuja presença dignificou a cerimónia.

P3 Cerimónia 25 Anos T
Os médicos homenageados pelos seus 25 anos de inscrição na Ordem
Junho 21, 2025 . 22:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right