Areaclientedc
Última Hora

MAS PORQUÊ AS ESCOLAS?

Junho 16, 2025 . 10:45
O abandono dos jovens num mundo digital sem regras nem orientações está a construir um mundo agreste e extremamente perigoso | Texto de Opinião de João Paulo Craveiro

Quem nasceu e cresceu nos anos 50 e 60 do século passado terá alguma dificuldade em compreender verdadeiramente as razões por que, um pouco por todo o mundo ocidental, se verificam crimes de homicídio levados a cabo por jovens, muitas vezes nas próprias escolas e levados a cabo sobre os próprios colegas. Na realidade os tempos mudaram. E de que maneira! Nesses tempos, que hoje podemos chamar analógicos, mas que então eram apenas normais, as relações entre os alunos eram mais simples e genericamente mais verdadeiras. Claro que havia questões entre colegas, mas considerava-se que faziam parte do crescimento normal. Ainda não havia bullying, pelo menos que assim fosse considerado, mas os colegas de que não se gostava não eram tidos como inimigos a abater. E devo dizer que, estando eu incluído no grupo citado, na realidade não conheço nenhum colega desse tempo que se queixe de ter ficado traumatizado pelas más relações que tivesse tido com este ou aquele colega. Mas já vivi situações em que, décadas passadas sobre discussões ou encostos mais acalorados, o reencontro se faz com venha daí um abraço.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Junho 16, 2025 . 10:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right