
“Prontos para transformar a Académica”
Fernando Lopes anunciou hoje que pretende «devolver à Briosa o protagonismo, o orgulho e a vitalidade que fazem parte da sua identidade». O líder da lista “Ser Académica”, candidata às eleições agendadas para 1 de junho, apresentou na antiga Sede dos Arcos do Jardim o programa que pretende implementar.
O antigo jogador dos escalões jovens da turma estudantil deixa claro que não se candidata contra ninguém, nem em nome de alguém. «Candidato-me com um projeto estruturado, realista, com visão estratégica e assente num modelo de gestão moderno, profissional e eficaz. A Académica precisa de futuro. E o futuro não se constrói com discursos saudosistas nem com improvisos. Constrói-se com planeamento, competência e coragem. Temos um projeto sólido, temos pessoas com provas dadas nas suas áreas. Estamos presentes no quotidiano da Académica, ao lado da equipa, fora e em casa, em todos os momentos. Não nos escondemos, nem aparecemos só em épocas eleitorais. Recusamos ser cúmplices do imobilismo ou do amadorismo que tomou conta da Briosa. Candidatamo-nos para romper com o passado que nos arrastou para o fundo. Queremos fazer diferente e melhor. E sabemos como», assumiu o candidato que apontou os quatro pilares estratégicos da sua proposta: Identidade, ambição desportiva e gestão profissional; Valorização da marca na era digital; Ligação à cidade e aos adeptos; Projeto sólido a seis anos. Para isso considera fundamental profissionalizar áreas estruturais do clube, nomeadamente a financeira, jurídica e administrativa, marketing e comunicação, inovação e digitalização, área corporate. No seu entender, «profissionalizar o suporte interno da Académica é, por isso, tão crucial como reforçar o plantel em campo, porque o sucesso dentro das quatro linhas começa com competência fora delas».
Fernando Lopes, que deixou claro que a sua equipa está pronta «para transformar a Académica», não escondeu que pretende apostar numa SAD, «não como forma de alienar o clube, mas como uma evolução necessária para garantir a sua sobrevivência e relançamento». Se for eleito, garante um processo «com total transparência e participação dos sócios». Quando questionado sobre se a SAD terá maioria do capital do clube ou de um investidor, respondeu que «caberá sempre aos sócios decidirem que SAD querem», mas entende que será sempre necessário envolver outros agentes, nomeadamente a Direção Geral da AAC. Quanto à equipa de futebol, revelou que a escolha do treinador será finalizada no momento em que ganhar as eleições.
Na apresentação foi ainda anunciado que João Paulo Pinto Mendes - substituído na apresentação pela “vice” Helena Donato - e João Marques são os candidatos à liderança da Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, respetivamente, enquanto Ricardo Clérigo é o cabeça de lista para o Conselho Académico.











