Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Olimpíadas sensibilizam para papel de responsabilidade ética dos economistas

Vencedores da XXII edição das Olimpíadas de Economia foram ontem anunciados na sessão de encerramento que decorreu no auditório da Faculdade de Economia e contou com a presença do bastonário da Ordem

David Proença de Castro, do Externato Marista de Lisboa, é o grande vencedor das XII Olimpíadas de Economia, cuja sessão de encerramento decorreu ontem na Faculdade de Economia.

O segundo lugar foi conquistado por João Dinis Marques Oliveira, do St. Peter’s International School e o terceiro lugar coube a David Barros Luz, do Colégio de Lamas, de Santa Maria de Lamas.

Já as duas menções honrosas foram atribuídas a duas jovens alunas da Escola Secundária Francisco de Holanda, de Guimarães, Joana Marques Machado e Maria Francisca Pinheiro Araújo.

Jovens do ensino secundário que se revelaram muito perspicazes, ao trabalhar o tema desta edição das Olimpíadas “Economia Internacional” e que durante três dias, tiveram oportunidade para refletir e partilhar experiências.

De resto, o bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, que presidiu à sessão de encerramento, felicitou a Associação Une Dois Mundos pelo evento que vai já no seu 12.º ano, o que revela a importância das Olimpíadas, não só porque promove a literacia económica, mas também porque permite identificar talentos, além de contribuir para o desenvolvimento do ensino da Economia.

O bastonário aproveitou a ocasião para alertar para a importância cada vez maior dos temas da economia no mundo de hoje, referindo que, num tempo de transformações geopolíticas, cabe aos economistas «a responsabilidade de introduzir bom senso», pois têm a capacidade de olhar para o mundo «com sentido pragmático, sempre com o objetivo de resolver problemas».

 

 

Por isso, reiterou ainda que «a par da competência e responsabilidade, os economistas devem ainda estar cientes do seu sentido de ética».

Dirigindo-se diretamente aos alunos participantes nas Olimpíadas de Economia, informou-os da importância de integrarem a Ordem, já que existe a categoria de Estudante, referindo que em novembro vai realizar-se, em Lisboa, o Congresso Nacional de Economistas subordinado ao tema “Transformações em curso na Economia Global – Desafios e Oportunidades para Portugal”, em que um dos temas em debate é exactamente “Os jovens e o mercado de trabalho em transformação”.

Também Miguel Fonseca, economista e vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro das Finanças e Economia, elogiou o trabalho da Associação Une Dois Mundos, com quem a autarquia reforçou a parceria e destacou a importância do lado humano também quando se fala de economia.

O vereador mostrou-se mui­to satisfeito com a adesão dos jovens às Olimpíadas que, este ano, contaram com 3.719 participantes de 206 escolas de todo o país, o que revela «o interesse dos jovens por esta área do conhecimento que, muitas vezes e, de forma errónea, está associada apenas a teorias».

Para demonstrar que assim não é, Miguel Fonseca deu o exemplo de Coimbra, «que tem um enorme potencial» pelo ecossistema que liga a autarquia, a Universidade e as ordens profissionais, referindo que «Coimbra já conseguiu posicionar-se como local de excelência para atrair investimento».

Como exemplo, referiu que a instalação de seis empresas multinacionais em Coimbra vai criar, até 2026, mais de mil postos de trabalho. De resto, a realização do Coimbra Invest Summit tem sido um sucesso e a terceira edição realiza-se a 2 e 3 de julho, no Convento de S. Francisco.

Maio 12, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right