Ficou com o nome de Fernando…
Maio 7, 2025 . 09:45
"Era um tempo diferente, de algumas mães analfabetas, pobres, onde o leite em pó resolvia algumas das carências imediatas" | Texto de Opinião de António Jorge Lé
A antiga Casa da Mãe ainda hoje é recordada pelas gentes da Figueira, sobretudo pelos que têm mais anos somados.
Cá fora, erguia-se um pedestal, uma obra de um estatuário italiano que representava a mãe a apertar uma criança contra o seio e que exibia a seguinte inscrição: “escolta i consigli della mamma tua” (ouve os conselhos de tua mãe). Era como um ex-libris do vetusto e saudoso imóvel que agora se mostra em mau aprumo.
Esta maternidade, situada junto ao Seminário Menor da Imaculada Conceição, iniciou a sua atividade em outubro de 1947. O seu grande impulsionador foi o médico Fernando Bissaya Barreto (1886-1974), aproveitando o edifício abandonado do antigo Hospital Militar local.
Para continuar a ler este artigo
Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agoranosso assinante:
Se já é nosso
assinante:
assinante:
Inicie sessão
Maio 7, 2025 . 09:45








