
Doença renal afeta 850 milhões de pessoas no mundo
A Unidade de Nefrologia Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra associa-se às comemorações do Dia Mundial do Rim, que hoje se assinala.
“Como estão os seus rins? Detete precocemente e proteja a saúde renal” é o tema da campanha promovida pela Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim - Aliança Mundial do Rim.
«Estima-se que a doença renal crónica (DRC) afete aproximadamente 850 milhões de pessoas em todo o mundo», salienta Clara Gomes, responsável pela Unidade de Nefrologia Pediátrica da ULS de Coimbra, ao referir que «se não for detetada e tratada atempadamente, pode progredir para insuficiência renal, levando a complicações graves e mortalidade prematura».
Segundo a especialista, «a previsão é de que, até 2040, a DRC se torne a quinta principal causa de anos de vida perdidos». Nesse sentido, alerta para a «necessidade urgente de estratégias globais para combater o avanço da doença renal e implementar políticas de deteção precoce de indivíduos em risco para reduzir os custos de saúde associados à insuficiência renal».
Carolina Cordinhã, médica daquele serviço e coordenadora do Grupo de Trabalho de Nefrologia da Comunidade da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica, destaca que «os esforços também devem centrar-se na sensibilização, na promoção da saúde e na implementação de programas educativos que capacitem os pacientes e a população geral».
ULS de Coimbra com programa dirigido às crianças
Nesse sentido, a unidade da ULS de Coimbra associa-se às comemorações do Dia Mundial do Rim com uma programação dirigida às crianças.
Hoje, entre as 10h30 e as 12h00, decorre a “Hora do Conto - Madalena na Nefrologia”, atividade desenvolvida pelas educadoras do Hospital Pediátrico.
Entre as 14h30 e as 16h00, no Colégio Rainha Santa Isabel, terá lugar a sessão “Crescer saudável com o semáforo nutricional”, dinamizada pelas médicas e nutricionista da Unidade de Nefrologia Pediátrica destinada a alunos do 5.º e 6.º anos.
Ao longo do dia, haverá animação a cargo da Operação Nariz Vermelho nos vários Serviços de Internamento do Hospital Pediátrico, Hospitais de Dia e áreas comuns. Será ainda lançado o concurso de desenho “As 8 regras de ouro da saúde renal”. A APIR - Associação Portuguesa de Insuficientes Renais será parceira das iniciativas.|