
Pedro Clemente é o novo presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
Pedro José Lopes Clemente foi indicado pelo Ministério da Administração Interna (MAI)para presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em regime de substituição, após Rui Ribeiro ter pedido a demissão por razões pessoais.
De acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República, datado de 10 de março, Pedro Clemente “evidencia o perfil adequado e demonstrativo da aptidão necessária para o desempenho do cargo em que é investido e para se alcançar os objetivos pretendidos” para a ANSR. Assinado pela ministra da Administra Interna, Margarida Blasco, o despacho produz efeitos a partir de hoje.
Com 66 anos, Pedro Clemente é professor universitário – auxiliar convidado – na Universidade Lusíada em Lisboa, desde 2008, e docente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) desde 1997.
Foi inspetor nacional da Polícia de Segurança Pública, de 2018 a 2023, diretor do ISCPSI, de 2012 a 2018, inspetor na Inspeção-Geral da Administração Interna, de 2009 a 2012, diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento, da Direção Nacional da PSP, de 2006 a 2009, e inspetor-geral da PSP, em substituição, de 2005 a 2006.
Em 10 de fevereiro, Rui Ribeiro, demitiu-se do cargo por razões pessoais. Rui Ribeiro estava à frente da ANSR há seis anos, tendo sido designado quando Eduardo Cabrita era ministro da Administração Interna, e terminava o mandato em junho.
Em declarações à Lusa, Rui Ribeiro afirmou que a sua demissão estava apenas relacionada com questões pessoais, considerando que “se fecha um ciclo” com a sua saída da ANSR.