Areaclientedc
Última Hora
Pub

“Proporcionar uma experiência gastronómica genuína” é objetivo

Evento na zona de Mira vai dar a conhecer as iguarias típicas da região, com especial destaque para o tratamento “genuíno” e “caseiro” aos turistas gastronómicos

A 4.ª edição do “Mira à Mesa está a chegar e promete trazer a todos os seus visitantes o que de mais «genuíno» existe na cultura gastronómica da localidade. Exemplo disso foi a cerimónia de apresentação, no Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa, que juntou, num espaço aconchegante, todos os curiosos pelo evento. Esta festa gastronómica realiza-se no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de março e no seguinte, dias 28, 29 e 30.

Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira, reflete o passado de sucesso dos últimos três anos, assumindo-os como «uma grande mostra» da qualidade da região. «O retorno do evento é uma clara resposta da sua mais valia. Apesar dos restaurantes ainda não terem partilhado dados efetivos, a comunicação que nos foi entregue é de que a sua continuidade é importante», anunciou o presidente.

Do seu ponto de vista, todos os participantes partilham do mesmo desejo, expressar o seu «toque pessoal» naqueles que são os pratos típicos gandareses, mas sempre sem alterar a sua “essência”.

«É uma oportunidade de visitar a zona de Mira, fora da época balnear, e conhecer de forma genuína uma parte da sua cultura»

O autarca relembra que esta é uma das atividades que mantém Mira ativa «fora de época», realçando, porém, que todas as ofertas destes próximos fins-de-semana se podem aproveitar no ano inteiro. Realçou, ainda, que visitar a zona durante a época balnear não deve ser um impedimento para interagir com a região da Gândara no resto do ano. «A nossa cultura é especial todo o ano. No carnaval, por exemplo, os nossos Caretos da Lagoa fazem a festa no entrudo, é um património muito relevante».

Antes de terminar a sua intervenção, o presidente lançou o desafio para que os visitantes se juntem e «aprendam a fazer» junto dos locais, para poderem divulgar e mostrar a gastronomia “fora de portas”.

«O borralho da casa gandaresa é especial»

A assessora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Dora Caetano, natural da região, menciona que «o borralho da casa gandaresa é especial». O turismo gastronómico, como explica, é “diferente” por uma particularidade que passa muito despercebida: não se quer apenas sentar à mesa e comer. «O turista gastronómico quer uma experiência genuína e procura isso. Queremos estabelecer esta ligação com os nossos visitantes porque sabemos que é isso que lhes interessa, é assim que vamos crescer», infere a especialista. Para quem não conhece, o “borralho” é a zona onde, antigamente, se cozinhava as refeições caseiras e se partilhava as histórias do dia a dia, entre família. É esse o sentimento que se pretende passar nos próximos fins-de-semana.

“A comer é que a gente se entende”

António Santos, diretor executivo da AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego) apresentou o projeto “A comer é que a gente se entende”, feito em parceria com associações de desenvolvimento de Coimbra e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Será uma forma de formação e informação “extra” que visa «fomentar o consumo local» com base nos valores da dieta mediterrânea em conjunto com a utilização de produtos locais. «Conseguimos encontrar no nosso território um conjunto de alimentos que se inserem nesta dieta, que contribui para uma melhor qualidade de vida e longevidade», indica.

A ligação encontrada entre estes produtos e a dieta, têm uma importância no que toca à sustentabilidade pois é possível recolhê-los de forma local, diminuindo a sua pegada de carbono e, consequentemente, o seu custo. «É-nos possível reduzir os custos e aumentar a qualidade de todos estes produtos em comum» o que, para António Santos, é uma mais valia para todos.

O projeto conta com a produção de livros e vídeos, que ficarão disponíveis, para que aquilo que tem sido ensinado – a escolas básicas e idosos - possa continuar a sua difusão.

Sr. Zagalo e Sr. João tratam das “delícias” na zona do “borralho”

Durante a apresentação do programa dois peritos das artes gastronómicas preparavam duas iguarias gandaresas: sardinhas na telha e a baixada.

Entre a azáfama da cerimónia e o trabalho ao borralho, o Sr. Zagalo contou ao nosso jornal como vê o desenvolvimento deste “Mira à Mesa”.

«É tudo a nosso valor. Quando assumimos o projeto desta Casa [Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa] o objetivo era claro: fazer uma casa representativa da gândara antiga. Sentimos que tem sido um sucesso».

O cozinheiro indicou, ainda, que o espaço está aberto para reservas a um preço baixo, contemplando workshop e almoço servido no espaço.

Em simultâneo, preparou-se uma sopa gandaresa que completou uma refeição tipicamente mirense.

Desafios do evento e novidades nas suas ofertas gastronómicas

Apesar do sucesso, existem algumas dificuldades na organização, como refere Artur Fresco.

«É necessário que os pratos que vão para a mesa, sejam caraterísticos da região, com produtos endógenos. Inicialmente existia a tendência, por exemplo, de se querer servir o galo à sua maneira, mas o objetivo não é esse, o objetivo é servir o galo à maneira gandaresa. Para além disso, inicialmente era difícil juntar restaurantes porque era um projeto novo, mas a sua continuidade tem ajudado a arrecadar cada vez mais participantes».

Por outro lado, no ano passado foi lançado um desafio para se descobrir uma doçaria que refletisse a tradição gastronómica gandarense, com a decisão a recair sobre o “Visconde de Mira”. Com a sua vitória, tem sido realizado um esforço para transformar o seu “aspeto habitual” numa tarte maior, para que possa servir de sobremesa complementar para todas as refeições servidas no evento.

O presidente deu, ainda, destaque a outros eventos que vão ocorrer fora da “época alta”, com especial relevo para o Festival das Favas, em maio, as marchas populares em junho, e, no primeiro fim-de-semana de julho, o Grande Prémio de Aquabike - motonáutica - competição europeia».

Pode consultar em baixo os restaurantes e a confraria aderente:

Restaurantes:

Confraria:

Março 8, 2025 . 07:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right