Areaclientedc
Última Hora
Pub

Faleceu Virgínia dos Santos Silva, uma das primeiras «foliãs» do Carnaval da Mealhada

Virgínia participou durante mais de três décadas no Carnaval da Mealhada

Virgínia dos Santos Silvas da Póvoa da Mealhada, foi a sepultar esta sexta-feira, dia 7 de março, aos 91 anos de idade. Na terra onde nasceu, deixa uma marca antiga no Carnaval da Mealhada em que, junto com a família, participou, durante quase três décadas, pelo Grupo da Terceira Idade, mais conhecido pelo «Grupo das Caldeireiras».

Talvez dos últimos testemunhos públicos que tenha dado, se não mesmo o último, foi para o livro dos «50 anos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada», publicado em 2021, onde explicou que o «Grupo das Caldeireiras» era conhecido assim porque «os oito irmãos andavam ali» e a alcunha ficou porque o pai era «caldeireiro de profissão».

«O “Grupo da Terceira Idade” era grande. Íamos umas cinquenta pessoas e desfilámos no Carnaval durante uns 27 anos», lê-se na obra, que acrescenta, nas palavras de Virgínia dos Santos Silva, que «os fatos tinham muitos folhos e nós levantávamos as saias para cima». «Ensaiávamos no antigo quartel dos Bombeiros da Mealhada e nos desfiles íamos todos a cantar e a dançar. Era uma alegria! Isto era só mesmo para quem gostava e nós gostávamos muito», enfatizou, na ocasião, sublinhando que «os primeiros “carnavais” que foram feitos (antes de 1971) se realizaram na Póvoa. Depois começámos a ir pela estrada abaixo».

Depois de mais de uma década sem participar no Carnaval, Virgínia dos Santos Silva assistiu a um dos corsos do Carnaval em 2020. «Fomos um grupo aqui da Póvoa e muita gente que ia a desfilar meteu-se comigo a dizer “vocês fazem falta”. Fartei-me de bater palmas e estive sempre com os braços no ar», lê-se na obra dos «50 anos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada».

Março 7, 2025 . 21:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right