Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Totalfun Pub
Pub

Programa "Floresta Segura 2025" leva GNR a Poiares

Sensibilização para a este tema vai decorrer nas quatro freguesias do concelho

No âmbito do "Programa Floresta Segura 202"’, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana está em Vila Nova de Poiares com o intuito de realizar ações de sensibilização para a promoção da proteção do património florestal e a segurança dos cidadãos, a exemplo do sucedido em anos anteriores.

A operação assenta em dois pilares: prevenção e monitorização. A abordagem integrada e coordenada entre diversas entidades, visa garantir a segurança das comunidades e a preservação dos recursos naturais, tendo como objetivo prioritário a verificação do cumprimento da legislação, nomeadamente a limpeza das faixas de proteção em redor das habitações e dos aglomerados populacionais em geral, da responsabilidade dos proprietários.

Para o presidente da autarquia João Miguel Henriques, “investir na prevenção é investir no futuro do concelho”, acrescentando que “esta iniciativa é um alerta a toda a comunidade para a importância de adoção de medidas e práticas preventivas, capazes de minimizar o risco de incêndio florestal.”

De acordo com João Miguel Henriques, “a sensibilização da população é o primeiro passo para a proteção efetiva da nossa floresta. É imprescindível que os munícipes conheçam os riscos e adotem comportamentos preventivos, contribuindo para a diminuição do risco e para a preservação do nosso património natural.”

Refira-se que no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a câmara  promove anualmente ações de gestão de combustível, sendo que em 2024, as intervenções na rede viária florestal abrangeram um total de 98 hectares.

São ações como esta, realizadas de forma integrada, que reforçam o compromisso de Vila Nova de Poiares com a proteção ambiental e demonstrativas de que a prevenção e a monitorização são estratégias essenciais para salvaguardar o património florestal do Concelho. Ao unir esforços entre entidades e comunidade, asseguramos a segurança das populações locais, mas também traçamos o caminho para um futuro sustentável, onde a preservação do meio ambiente é uma prioridade para as novas gerações.

 

Março 3, 2025 . 13:06

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right