Areaclientedc
Última Hora
Pub

Monumento celebra 95 anos dos Bombeiros de Penacova

Município ofereceu presente de aniversário, uma obra da autoria do escultor Pedro Figueiredo, inaugurado em frente ao quartel

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Penacova comemora hoje 95 anos de vida e de esforço, empenho e dedicação ao socorro das populações e proteção dos seus bens. Uma data que o Município de Penacova assinalou com um presente especial: o monumento ao bombeiro. Uma homenagem aos bombeiros do passado, do presente e do futuro. Uma obra da autoria do escultor Pedro Figueiredo, inaugurada antes da sessão solene, e amplamente aplaudida e elogiada.

Mais do que uma homenagem aos bombeiros, «simboliza a dedicação da autarquia aos seus bombeiros», destacou o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, que presidiu à sessão.

Empenho e apoio da Câmara Municipal igualmente destacados pelo comandante e pelos presidentes da Direção e Assembleia Geral da Associação, que definiram o município como o seu «principal parceiro», sem o apoio do qual os níveis de excelência do apoio à segurança da população não seriam possíveis.

O comandante, Vasco Viseu, reforçou a necessidade de uma terceira equipa de intervenção rápida, já com o aval do Município, à qual falta o “agrement” da tutela, e Álvaro Coimbra, presidente da Câmara, desafiou o Estado a assumir uma “fatia” maior do financiamento destas equipas. O autarca alertou, ainda, para a dívida dos Hospitais da Universidade de Coimbra aos Bombeiros de Penacova. Um tema que também Fernando Carvalho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, naquela que será a sua última sessão nestas funções, também referiu. Um alerta a que juntou outras situações pendentes, há muito à espera de solução, como a questão da carreira profissional para os bombeiros e respetivo regime remuneratório, o financiamento às Associações Humanitárias para aquisição de equipamento e ainda a definição do estatuto de voluntariado.

Momento alto das comemorações foi a entrega dos crachás de ouro, por 35 e 45 anos de serviço aos chefes Daniel Seco e Eduardo Cruz e a entrega do crachá de ouro, por mérito e cidadania, de 45 anos de serviço ao chefe Acácio Alboim.

Março 2, 2025 . 15:09

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right