Areaclientedc
Última Hora
Pub

Cavalo Azul inaugurou Choc Choc Chocolataria

Projeto de atividade socialmente útil permite integrar em contexto de trabalho oito utentes da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência

Ontem foi dia de festa no Centro Cavalo Azul com a inauguração do novo espaço de fabrico de chocolates e outros doces, o Choc Choc Chocolate. Um projeto que começou a dar os primeiros passos em 2022 e que hoje é o «local de trabalho» de oito utentes com multideficiência que, com a supervisão da monitora Elsa Pires, empenham-se diariamente na arte de trabalhar o chocolate.

E foi com muito orgulho que os oito utentes participaram na cerimónia do corte da fita, que esteve a cargo de Gualter Simões, presidente da Assembleia Geral da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD) – Cavalo Azul e de Lurdes Leal, do Centro de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra, na presença do vice-presidente da Associação, Vítor Simões.

Um momento solene que simboliza a concretização de um velho sonho: criar um projeto de atividade socialmente útil, tendo em conta que «as pessoas com deficiência, apesar das suas limitações, são extraordinárias, com muitas capacidades, uma vontade incrível de viver e muito para partilhar», como referiu Vitor Simões.

Vânia Rosa, diretora técnica da AFSD referiu ao Diário de Coimbra que o projecto “Choc Choc Chocolate” surgiu em 2022, através do financiamento do BPI Fundação La Caixa, o que permitiu a capacitação de 8 utentes com formação adequada, em parceria com outras entidades, nomeadamente com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Vânia Rosa explicou ainda que se optou por centrar nas instalações do Centro Cavalo Azul, a unidade de produção que ficou instalada num contentor preparado para o efeito. O grupo de utentes, com acompanhamento e supervisão da monitora, dedicam-se à produção de chocolates e outros doces, seja por encomenda ou para comercialização. A instituição tem vindo a estabelecer parcerias com várias entidades da cidade, no sentido de instalar pontos de venda/recolha para os seus bombons e outros produtos próprios confecionados na chocolataria.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 1, 2025 . 10:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right