
Assalto em 4 minutos: levaram caixa registadora e deixaram para trás a máquina do tabaco
Tinham passado apenas 20 minutos desde que o proprietário tinha deixado o estabelecimento quando seis indivíduos entraram à força dentro do MD Café, na Urbanização Balcões da Caneira, em Condeixa-a-Nova. O assalto aconteceu na madrugada da passada quinta-feira, pelas 3h30.
Para entrar no café os seis larápios tentaram arrombar a porta, mas sem sucesso, e com recurso a um machado partiram o vidro lateral para aceder ao interior do estabelecimento.
«Levaram uma máquina de trocos no valor de 13 mil euros, que tinha 500 euros de fundo de maneio, e tentaram ainda levar a máquina do tabaco», contou ao Diário de Coimbra, Marco Pocinho, o proprietário do café.
A registadora eletrónica, máquina utilizada para os pagamentos, foi atirada ao chão pelos larápios com o objetivo de retirar o valor em moedas e notas, mas como não conseguiram optaram por carregar a máquina para um dos dois veículos que utilizaram para este assalto.
Os seis assaltantes usaram um veículo ligeiro e uma carrinha de mercadorias, esta última teria sido furtada na Figueira da Foz e utilizada no assalto em Condeixa-a-Nova, onde foi abandonada horas depois, junto ao Intermarché.
Foram precisos apenas quatro minutos para partirem um vidro, entrarem no café, furtar a máquina de moedas e a máquina do tabaco.
«Eles ainda tentaram levar o tabaco, deitaram a máquina ao chão, mas não conseguiram», descreve o proprietário que assistiu aos movimentos dos assaltantes nas imagens de videovigilância. «Como não conseguiram tirar o tabaco passaram a máquina pelo vidro que partiram e ainda a colocaram na carrinha, mas quando arrancaram caiu e ficou para trás», disse.
«Não foram nada silenciosos, o barulho que fizeram a carregar as coisas é que alertou os vizinhos», realçou Marco Pocinho, acrescentando que o bar está localizado no rés-do-chão de um prédio.
O proprietário fala num prejuízo de «cerca de 21 mil euros», entre a destruição dos vidros, do chão, nas também da registadora eletrónica e da máquina do tabaco.
O assalto ficou registado através de imagens da videovigilância que já foram entregues à GNR que está a investigar o caso.
Há poucos dias também um restaurante foi assaltado em Condeixa-a-Nova, contudo, nada foi furtado do local, segundo foi possível apurar.