Areaclientedc
Última Hora
Pub

Capela de Nossa Senhora da Esperança é uma “jóia” pronta a acolher culto e visitas turísticas

Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Santa Clara, reabriu hoje depois de processo de reabilitação. Faltam ainda trabalhos na ordem dos 100 mil euros

Depois de dois processos de reabilitação, ambos a rondar os 85 mil euros, a Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Santa Clara, ainda necessita de uma intervenção que deverá representar cerca de 100 mil euros e, em dia de reabertura, o pároco Manuel Carvalheiro lançou o desafio para uma terceira candidatura, que permita concluir a intervenção.
«Ainda falta uma parte que não foi realizada agora por falta de verba. O financiamento disponível não permitia ir mais longe», salientou Manuel Carvalheiro, realçando que importa recuperar algumas cantarias e, «sobretudo, os retábulos dos altares laterais e dos altar mor, que precisam de limpeza, de restauro, de conservação».
«Nós fizemos o pedido e esperamos merecer acolhimento», adiantou ao Diário de Coimbra o pároco de Santa Clara, convicto de que «seria um prejuízo, depois destas duas fases procurando recuperar esta peça. importante no património da cidade, que não se levasse a obra até ao fim». «Sabemos que há limitações dos tetos máximos das candidaturas, mas, paulatinamente no tempo, de forma estratégica, a Câmara Municipal tem feito uma intervenção extraordinária no planeamento da intervenção», continuou, ao reforçar a necessidade de dar continuidade à reabilitação para que a capela «tenha todo o seu esplendor» e esteja disponível para a dimensão do culto, mas «também para outro tipo de fruição», seja do ponto de vista cultural, seja do ponto de vista turístico.

Restauro Capela 3

Vídeo: Ferreira Santos

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Fevereiro 12, 2025 . 18:53

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right