
Capela de Nossa Senhora da Esperança é uma “jóia” pronta a acolher culto e visitas turísticas
Depois de dois processos de reabilitação, ambos a rondar os 85 mil euros, a Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Santa Clara, ainda necessita de uma intervenção que deverá representar cerca de 100 mil euros e, em dia de reabertura, o pároco Manuel Carvalheiro lançou o desafio para uma terceira candidatura, que permita concluir a intervenção.
«Ainda falta uma parte que não foi realizada agora por falta de verba. O financiamento disponível não permitia ir mais longe», salientou Manuel Carvalheiro, realçando que importa recuperar algumas cantarias e, «sobretudo, os retábulos dos altares laterais e dos altar mor, que precisam de limpeza, de restauro, de conservação».
«Nós fizemos o pedido e esperamos merecer acolhimento», adiantou ao Diário de Coimbra o pároco de Santa Clara, convicto de que «seria um prejuízo, depois destas duas fases procurando recuperar esta peça. importante no património da cidade, que não se levasse a obra até ao fim». «Sabemos que há limitações dos tetos máximos das candidaturas, mas, paulatinamente no tempo, de forma estratégica, a Câmara Municipal tem feito uma intervenção extraordinária no planeamento da intervenção», continuou, ao reforçar a necessidade de dar continuidade à reabilitação para que a capela «tenha todo o seu esplendor» e esteja disponível para a dimensão do culto, mas «também para outro tipo de fruição», seja do ponto de vista cultural, seja do ponto de vista turístico.

Vídeo: Ferreira Santos
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: