Areaclientedc
Última Hora
Pub

Reflexões sobre Arte Contemporânea: Lançamento de Livro no Círculo Sede

Hoje às 17h30

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) vai apresentar o livro "A Arte no "aqui" que ainda não é um "agora"", uma coleção de ensaios do artista e professor universitário Pedro Pousada sobre exposições acolhidas pelo Círculo, entre 2011 e 2018. Para lá do autor estarão presentes os artistas visuais Nuno Sousa Vieira e Nelson Ricardo Martins. O evento terá lugar no Círculo Sede, hoje, às 17h30. A entrada é livre.

Pedro Pousada é artista visual ativo desde 1990 e professor auxiliar na Universidade de Coimbra, lecionando no Departamento de Arquitetura da FCTUC na área do Desenho e no Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes, unidade onde também exerceu funções de direção e coordenação. Investigador do CES, tem desenvolvido trabalho académico nas relações entre modernidade artística e cultura arquitetónica no século XX, publicando em diversas revistas científicas. Membro do Conselho Artístico do CAPC, participou em várias atividades da instituição, incluindo a co-curadoria da primeira edição do Anozero e produção ensaística sobre Arte Contemporânea.

A obra, editada pelo Círculo, reúne textos que exploram a interação entre a obra artística e o seu contexto de mediação curatorial, através de um olhar crítico e analítico. Como destaca Pedro Pousada, «estes ensaios constituem aproximações ao horizonte das obras e dos eventos artísticos, inserindo-se no "entre espaço" onde o olhar crítico e a obra se entrelaçam».

Com um design gráfico de Joana Monteiro, "A Arte no "aqui" que ainda não é um "agora"" é um importante testemunho da atividade artística e crítica do Círculo na última década. Através de textos escritos «à queima-roupa», como descreve o autor, a publicação apresenta um percurso pelos ciclos expositivos que marcaram a instituição, desde "4 Cidades" (2011) até "Uma Casa em Deslocação Poética" (2018), passando por reflexões sobre artistas como Nuno Sousa Vieira, Rodrigo Oliveira, Helena Almeida, Rui Chafes, Pedro Cabrita Reis, de entre outros.

Os convidados para a sessão de lançamento vêm acrescentar novas perspetivas ao debate sobre a arte contemporânea e a sua mediação. Nuno Sousa Vieira trará a sua experiência como artista que interroga os limites do espaço expositivo, enquanto Nelson Ricardo Martins, curador e fundador da plataforma Art Veine, oferecerá uma visão sobre o papel da difusão artística no contexto digital.

Fevereiro 6, 2025 . 14:35

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right