Adelina nasceu às 00h00 na Maternidade Bissaya Barreto
Adelina nasceu, precisamente, às 00h00, na Maternidade Bissaya Barreto, e é uma das bebés do ano de Portugal. «É a estrela do dia», adianta a mãe Iryna, com a pequenina ao colo e sob o olhar ternurento e orgulhoso do pai, Oleksandr.
Com 3,535 quilos, Adelina é a primeira filha deste jovem casal de nacionalidade ucraniana, que reside na Figueira da Foz, há cerca de dois anos. A família chegou à maternidade por volta das 9h00 do dia 31, com a certeza de que a bebé iria nascer, uma vez que a gravidez já tinha atingido 41 semanas.
Uma coincidência feliz da noite foi o facto de, na equipa de serviço fazer parte uma médica, igualmente, de nacionalidade ucraniana, um fator que não passou indiferente ao jovem casal, que chegou a Portugal cerca de uma semana antes da invasão russa à Ucrânia.
Aos jornalistas, contam que saíram do seu país sem imaginar o que iria acontecer. A ideia era trabalhar durante um período e conhecer países diferentes, mas a guerra acabou por condicionar os passos seguintes de Oleksandr, de 29 anos, e Iryna, de 27,que, pelo menos para já, não pensam em regressar à Ucrânia.
Ambos profissionais da área de informática e IT, os jovens pais contam ainda que escolheram a Figueira da Foz para viver pela proximidade com o mar e pela centralidade.
Leia a reportagem completa amanhã na edição impressa do Diário de Coimbra.