Nova cavidade vulcânica descoberta na ilha do Pico
Uma nova cavidade vulcânica, com cerca de 170 metros de comprimento e com estruturas geológicas importantes, foi descoberta na ilha do Pico, nos Açores, na sequência de trabalhos de eletrificação no concelho de São Roque, foi hoje revelado.
A descoberta desta nova cavidade vulcânica na ilha do Pico, designada “Gruta de Santana”, foi anunciada pelo secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que visitou o local, acompanhado da diretora regional do Ambiente e Ação Climática, Ana Rodrigues.
A nova cavidade apresenta "um património geológico estruturalmente bem preservado, apenas com pequenos desabamentos nas paredes, além de diversas estruturas geológicas importantes, como estalactites, bolhas de gás, bancadas laterais, pequenos tubos sobrepostos, bolas de lava e paredes estriadas", lê-se na nota divulgada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
A "Gruta de Santana" tem cerca de 170 metros de comprimento, com uma altura que varia entre os 70 centímetros e os cinco metros, e uma largura entre dois e cinco metros.