Carlos Cortes quer mais esclarecimentos sobre acesso de estrangeiros ao SNS
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que são necessários mais esclarecimentos sobre eventuais restrições ao acesso de cidadãos estrangeiros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que ainda há “uma nuvem” sobre aquilo que se pretende fazer.
À margem de uma visita ao Hospital de Barcelos, Carlos Cortes sublinhou que os médicos têm a obrigação de tratar qualquer pessoa que precise de cuidados de saúde, “independentemente da sua raça, da sua nacionalidade e das múltiplas variáveis que podem acontecer”.
“Nós, médicos, temos esta obrigação, que é tratar as pessoas que necessitam de cuidados de saúde, e sobre isso não há dúvidas absolutamente nenhumas”, referiu. Já “enquanto cidadão”, Carlos Cortes coloca “um grande ponto de interrogação” em relação ao acesso de cidadãos estrangeiros ao SNS, nos casos em que há condições para serem tratados no seu país. “Não como dirigente da Ordem dos Médicos, mas como cidadão, coloco uma questão e um grande ponto de interrogação, que é determinados doentes que vêm a Portugal, que têm recursos em termos de saúde no seu país, mas que vêm para Portugal utilizar o SNS”, referiu.
Para o bastonário, é preciso saber o motivo que os leva a procurar o SNS. “Mas isso é uma matéria que a Assembleia da República terá que analisar e terá que decidir”, acrescentou.