Centro de Transfusões de Sangue assinala 80 anos
O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, herdeiro do Centro de Transfusões de Sangue, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, celebra este ano 80 anos da sua criação.
Para assinalar a data, o Serviço fará uma colheita pública de sangue, no próximo dia 19 de dezembro, entre as 9h00 e as 16h00, no hall de entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). «Foi, na época, a agregação exemplar de um grupo de funcionários da instituição com elevado espírito solidário e humanista, que permitiu manter esta atividade continuadamente na instituição. É esse espírito que queremos reviver e honrar», destaca o diretor do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional da ULS de Coimbra, Jorge Tomaz.
«A previsível diminuição das dádivas de sangue a que se assiste a nível nacional e internacional, apesar de não ter tido ainda, na nossa ULS, a repercussão grave registada em outras instituições hospitalares, obriga-nos a desencadear permanentemente e de modo sustentado atividades de sensibilização dos cidadãos para esta causa. Este é, na essência, também um dos motivos subjacentes a esta iniciativa», explica o responsável, que apela à dádiva de sangue dos cidadãos que reúnam as condições necessárias.
Todas as pessoas com mais de 18 anos e menos de 65 anos, com mais de 50 kg e saudáveis podem fazer a sua dádiva no posto de colheita de sangue, localizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra (Pavilhão Azul, nos Blocos de Celas), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às16 horas. Não é necessário agendar a dádiva.
«O compromisso para com a causa da Dádiva de Sangue compete-nos a todos, uma vez que se trata de um pequeno gesto que pode, efetivamente, salvar vidas», frisa Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração, destacando ainda «o excelente trabalho e o inabalável compromisso que a equipa do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional da ULS de Coimbra tem revelado ao longo de todos estes anos e que tanto orgulha a nossa instituição. É preciso agradecer a esta equipa, mas também celebrar a generosidade e agradecer aos dadores voluntários que contribuem para a saúde e para o bem-estar de milhões de pessoas».