Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub

Bernardino Machado distinguiu mérito dos melhores alunos

Escola secundária da Figueira da Foz celebrou o Dia do Patrono com cerimónia em que distinguiu os melhores e incentivou todos os outros

A Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, pertencente ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar, distinguiu os seus melhores alunos. Foram nove os educandos que se destacaram no ano letivo 2023/2024 e que foram assim agraciados, numa cerimónia que teve lugar no Centro de Artes e Espetáculos (CAE), e que serviu também para assinalar o Dia do Patrono.

A frequentar os cursos Científicos-Humanísticos, foram distinguidos os alunos Elisa Martins, do 10.º ano, com uma média de 17,9 valores, Caio Vilardi, do 11.º ano, com 19,43 valores, e Catarina Mota, do 12.º ano, com 20 valores. Já nos cursos profissionais foram reconhecidos os alunos Guilherme Silva, do 10.º ano, com uma média de 17,15 valores, Inês Gonçalves, do 11.º ano, com 17,13 valores, e Iara Carvalho, do 12.º ano, com 18,71 valores. Já Diogo Pagaimo, com uma média de 16,87 valores, foi premiado como o melhor aluno na área de Mecânica, enquanto Afonso Fonseca, com 18,31 valores, foi recompensado como o melhor aluno na área de Eletrónica, Automação e Comando.

Por fim, o prémio de mérito foi atribuído a Daniela Mesquita. Neste caso, como referiu a direção do agrupamento, o galardão não está relacionado apenas com as notas, mas também com a «personalidade e a forma de estar na vida». Assim, a escola homenageou esta aluna não apenas pela «média extraordinária», de 19 valores, mas também pela «personalidade extraordinária» que demonstrou ter.

Pedro Mota Curto aproveitou a ocasião para elogiar e homenagear todos os alunos de mérito, mas também os outros. «Eu nunca fui o melhor aluno e não foi por isso que não segui o meu caminho», afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, deixando uma palavra de alento a todos os educandos. Além disso, enalteceu a profissão dos professores. «Eles desempenham um papel mais importante na sociedade do que se imagina. Seja qual for a profissão, todas as pessoas são o que são graças aos seus professores», acrescentou o responsável, sublinhando que «a sua missão não é nada fácil», pois têm «uma luta diária nas escolas».

Também a vereadora da autarquia com o pelouro da Educação marcou presença no evento e deixou igualmente palavras de alento aos professores e a todos os alunos. Em relação aos primeiros, Olga Brás lamentou o facto de o «corpo docente ser menos respeitado do que seria justo», porém, louvou o seu trabalho diário. Já em relação aos segundos, a vereadora não só aplaudiu os premiados, como também incentivou os restantes estudantes a não «hipotecarem» o seu futuro. «Nem todos fomos excelentes alunos, mas vocês vão sempre a tempo de dar o vosso melhor», ressalvou Olga Brás.|

 

Novembro 19, 2024 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right