Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Obras na Escola Secundária de Arganil arrancam amanhã

Aulas vão decorrer em contentores, procurando que não haja interrupções

As obras de requalificação da Escola Secundária de Arganil (ESA) começam amanhã, após a assinatura, em junho, do contrato de financiamento, altura em que também foi assinado o acordo para a requalificação da Escola Básica 2,3 Professor Mendes Ferrão, em Coja. Um investimento total superior a 8 milhões de euros (ME), dos quais 7,5 ME do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que para a ESA está destinado um valor superior a 5ME. A conclusão da obra está prevista para meados de 2026. O edifício, construído na década de 1980, apresenta diversos problemas, nomeadamente ao nível da acessibilidade, organização, degradação e patologias nas estruturas e coberturas.

A poucos dias do início da obra, o presidente da Câmara de Arganil fez questão de apresentar à comunidade escolar o projeto de requalificação, modernização e ampliação, numa sessão que teve lugar no polivalente da escola e contou com a presença de Luís Almeida, vereador da educação, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas, professores e alunos e outros elementos da comunidade educativa.

Na ocasião, o líder do executivo destacou a «importância» desta obra para «a melhoria da qualidade do ensino no território», frisando que o «avultado» investimento reflete o «compromisso da autarquia em melhorar as condições educativas e garantir uma infraestrutura mais moderna e acessível para as futuras gerações de alunos de Arganil». O autarca partilhou a preocupação da Câmara «em reduzir ao máximo o impacto das obras», tendo contratualizado para o efeito contentores, num investimento de cerca de 400 mil euros, que permitirão que «as atividades letivas decorram em paralelo com as obras, reduzindo a necessidade de interrupções».

Ainda assim, ressalvou Luís Paulo Costa, «é provável que surjam alguns constrangimentos, não há obras que não os tenham», disse, apelando à compreensão de professores e alunos «para esses constrangimentos, pese embora os esforços para que não se verifiquem».

O objetivo da obra é a renovação dos espaços físicos da escola, com a introdução de novos equipamentos alinhados com os desafios da transição verde e digital, tornando a Secundária de Arganil «mais acessível, funcional e energeticamente eficiente», visando simultaneamente «criar um ambiente mais moderno e sustentável, promovendo melhores condições de ensino para os alunos».

A requalificação abrange o bloco de receção e convívio, com uma reformulação para facilitar a acessibilidade e reorganizar as áreas de gestão, incluindo a secretaria e a biblioteca, enquanto no bloco das salas de aula serão feitas melhorias nas salas e nos sanitários para garantir uma acessibilidade adequada. Vai ser ainda criado um novo no bloco de aulas oficinal, permitindo novos espaços funcionais, incluindo arquivo, sala de robótica, estúdio multimédia e uma área formativa de saúde.

No gimnodesportivo, a intervenção inclui a reestruturação dos balneários e a substituição do pavimento da área de jogo. No exterior vão ser criadas novas áreas verdes e reorganizada a área de lazer e estacionamento. Do investimento global, cerca de 700 mil euros destinam-se à aquisição de material e equipamentos escolares, com o objetivo de proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem mais moderno e adequado.

Novembro 17, 2024 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right