Teresa Alegre Portugal dá nome à Casa da Cultura ou entra na toponímia
O pedido, por um grupo de dezenas de cidadãos, de atribuição do nome de Teresa Alegre Portugal à Casa da Cultura, foi hoje também proposto pelos vereadores do PS no executivo municipal - Regina Bento, José Dias (esta segunda-feira substituído por Raquel Santos Veiga), Hernâni Caniço e Rosa Isabel Cruz. Ao ler um voto de de pesar, Hernâni Caniço sugeriu a integração do nome de Teresa Alegre Portugal na toponímia de Coimbra, em aglomerado urbano, ou, «por exemplo», dando nome à Casa da Cultura.
Antes da intervenção socialista, o presidente da Câmara José Manuel Silva já se associara à proposta, que seria também subscrita pelo vereador Francisco Queirós (CDU). A ideia de atribuir o nome à Casa da Cultura, depois adotada por dezenas de cidadãos, partiu de um funcionário da Câmara, que acompanhou o percurso autárquico de Teresa Portugal.
Falecida a 2 de novembro, com 85 anos, Teresa Alegre Portugal foi vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra e deputada à Assembleia da República. Integrava o Conselho Municipal de Cultura de Coimbra.
O voto de pesar foi aprovado por unanimidade. Nos termos em que foi apresentado, o documento implica a aceitação, por parte do executivo, do nome da antiga vereadora para um espaço na cidade ou para designação da Casa da Cultura. À margem dos trabalhos, José Manuel Silva considerou que o nome da Teresa Alegre Portugal «honra a Casa da Cultura». Sobre o assunto haverá posterior decisão.