Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Especialistas discutem tendências da viticultura

Programa inclui discussões, workshops, apresentações de trabalhos técnico-científicos e visitas técnicas a quintas e adegas da região de Cantanhede

O concelho de Cantanhede acolhe, nos dias 14 e 15 de novembro, o III Simpósio de Viticultura e V Colóquio Vitivinícola. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, o Biocant, o Município de Cantanhede e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, terá lugar no auditório do Biocant Park e pretende a partilha de conhecimento para o aumento da competitividade do setor.
«Neste período desafiante que se vive no setor do vinho, gerado pelo impacto das alterações climáticas nas vinhas e pela crise motivada pela redução do consumo mundial de vinho, o VitiVino 2024 visa contribuir, através da partilha de conhecimento, para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da vitivinicultura em Portugal», esclarece uma nota de imprensa do encontro.
E, para isso, o evento reúne investigadores, técnicos e empresários de diversas regiões vitivinícolas do país, para discutir as últimas tendências no setor. Serão, prevê-se, abordadas «as inovações mais recentes em proteção sanitária da videira do solo à uva; a versatilidade das castas nobres e os seus recursos genéticos; assim como os avanços em viticultura de precisão e robótica na gestão sustentável da vinha», esclarece a organização do encontro. O programa prevê ainda as apresentações de 38 trabalhos técnico-científicos, duas visitas técnicas, uma sessão sobre a região Demarcada da Bairrada e outra sob o tema “Espaço Empresa”.
A sessão de abertura está marcada para as 9h00 do dia 14, seguindo-se uma primeira sessão, dedicada ao tema “Do solo à uva. Inovações na proteção sanitária”, tendo como orador convidado António Mexia. Ainda no período da manhã, terá lugar uma sessão dedicada à “Versatilidade das castas nobres”, tendo como convidado António Maçanita.
A tarde do primeiro dia é dedicada à apresentação dos temas “Viticultura de precisão e robótica na gestão sustentável da vinha”, com Mário Cunha a ser o orador convidado. O dia de trabalhos encerra com a apresentação de painéis e jantar do simpósio.
No dia seguinte, pela manhã, os participantes rumam a uma visita técnica à Quinta do Paço do Lobo, Caves São João, na Pocariça, e a uma outra ainda a definir.
A tarde é dedicada ao espaço empresas e a uma apresentação da Região Demarcada da Bairrada, com a sessão de encerramento marcada para as 16h30 e com direito a um espumante de honra.
A participação neste III Simpósio, que dá direito a certificado, é paga e exige inscrição, na plataforma do evento, que pode ser feita em https://aphorticultura.pt/eventos/vitivino2024/.

Novembro 10, 2024 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right