Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Real Confraria recria matança do porco

Evento decorre hoje, no Parque Biológico de Miranda do Corvo

Real Confraria da Matança do Porco realiza hoje o seu 14.º capítulo, no Parque Biológico, em Miranda do Corvo, contando com a presença de confrarias de todo o país. Trata-se de celebrar o aniversário, em ambiente de festa, com a recriação da matança tradicional e a degustação das especialidades que lhe estão associadas. O programa começa com o “desjejum”, um pequeno almoço «recheado de iguarias relacionadas com o porco e que chama a atenção para uma gastronomia tradicional, que apela ao aproveitamento integral da rês», refere a organização. Segue-se a celebração da missa e, depois da foto de “família”, é recriada a matança tradicional (12h00), a cargo do Grupo Etnográfico Tecedeiras dos Moinhos.

O “jantar da matança” começa às 14h30, no Hotel Parque Serra da Lousã, com uma ementa que, naturalmente, faz jus à carne de porco e à tradição da matança. A acompanhar, estão os néctares produzidos pela Fundação, vinhos com «propósito social», que representam um brinde à inclusão. Isto porque todo o processo, desde o tratamento das vinhas, à vindima e trabalho na adega, conta com a colaboração de utentes da ADFP, uma boa parte dos quais padecem de doenças do foro mental.

A participação no capítulo tem um custo de 35 euros por pessoa, com 10% deste valor a reverter para a valência de apoio a crianças e jovens da Fundação.

Constituída em 2007, a Real Confraria da Matança do Porco é um projeto com a assinatura da ADFP, que surgiu para «afrontar a política fundamentalista da ASAE» que, na época, «parecia querer condenar à extinção» práticas e produtos tradicionais que «fazem parte da memória coletiva nacional», refere. |

Novembro 9, 2024 . 10:18

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right