Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Encontro reúne quatro filarmónicas do concelho de Cantanhede

Iniciativa resultou numa verdadeira reunião de filarmónicos em que reinou o ambiente festivo

Numerosa assistência marcou presença em mais uma edição do Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho de Cantanhede, que decorreu na sede da Associação Musical da Pocariça. O encontro juntou, pela primeira vez, as quatro bandas filarmónicas de cantanhede numa apresentação individual: Filarmónica de Covões, Filarmónica Marialva de Cantanhede, Phylarmonica Ançanense e Banda Filarmónica da Pocariça.

A iniciativa resultou num verdadeiro encontro de filarmónicos, em que reinou o ambiente festivo por meio desta nobre expressão artística co­mo é a música. Foi enaltecido o papel artístico, educativo e social que estas agremiações preconizam no seio das suas comunidades, pela oportunidade de ensino/aprendizagem da música, mas também como espaço de formação cívica e de salutar ocupação recreativa, de lazer e sã vivência social, num encontro intergeracional, em que as faixas etárias mais baixas marcam assinalável representação e participação (formações com muitos jovens).

A organização esteve a cargo das bandas filarmónicas participantes, cabendo particular destaque à anfitriã Associação Musical da Pocariça, e contou com o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Recorde-se que esta iniciativa visa fomentar o intercâmbio entre entidades que desempenham uma função de gran­de alcance cultural no domínio da formação de jovens músicos, promovendo, simultaneamente, junto das comunidades locais o conhecimento da dimensão artística da atividade que desenvolvem.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, presente na atividade, enalteceu «a dinâmica das bandas filarmónicas do concelho».

A Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica de Covões, a Filarmónica Marialva de Cantanhede e a Banda da Associação Musical da Pocariça «desempenham um papel determinante na disseminação e dinamização da atividade cultural do concelho», daí o «apoio efetivo que o município continua a dar ao trabalho que desenvolvem», frisou.

Outubro 31, 2024 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right