Escola José Falcão pioneira a certificar professores em inglês
A Escola Secundária José Falcão é a primeira escola do país certificadora de docentes em língua inglesa, ao tornar-se a escola sede da Certificação Nacional de Professores em Língua Inglesa.
Na sequência da assinatura do protocolo celebrado com o Projeto Nacional de Certificação em Língua Inglesa, a escola de Coimbra ganha competências para dinamizar e coordenar a certificação de professores com base nos exames Aptis for Teachers e Aptis ESOL for Teachers com o selo de qualidade British Council.
Deste modo, como é destacado em comunicado de imprensa, «um docente de qualquer escola do país, poderá ver agora certificado o seu grau de proficiência em língua inglesa». Basta aceder ao site www.certificacaolinguainglesa.com e inscrever-se nos exames.
Como é referido, «o Aptis for Teachers visa dotar o docente da certificação necessária para que o mesmo possa ingressar em projetos bilíngues promovidos pelas escolas», enquanto o «Aptis ESOL for Teachers é um certificado mais completo que irá providenciar uma ferramenta mais abrangente, podendo o professor utilizar esta certificação para diversos fins pessoais e profissionais».
Nesse sentido, por exemplo, se as escolas desejarem certificar um grupo de professores para projetos bilingues podem contactar a Escola Secundária José Falcão.
Em simultâneo, foi criado um Gabinete de Apoio à Certificação, que estará aberto às comunidades escolares às segundas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00. Neste horário, Nélson Soares, coordenador nacional do Projeto de Certificação em Língua Inglesa, estará presente na escola para «apoiar e monitorizar a persecução do projeto», lê-se no comunicado, acrescentando que a Escola Secundária José Falcão se torna, «assim, na primeira escola certificadora de alunos e docentes no âmbito da língua inglesa».
«Este é um passo em frente naquilo que desejamos para os nossos alunos e demais pessoas ligadas à nossa escola», sublinha a diretora, Isabel Amoroso Lopes, acrescentando que o projeto «irá dar a todos os interessados uma ferramenta imperativa, quer em termos educativos, profissionais, como também pessoais».
Ao revelar «o grande orgulho por fazer parte deste projeto nacional», Isabel Amoroso Lopes acrescenta que «certificar alunos e professores é enriquecer os currículos».
«A Escola Secundária José Falcão continuará a abraçar todos os projetos que coadjuvem os nossos jovens a entrar na vida adulta melhor preparados e confiantes. Fomos a primeira escola nacional a abraçar este projeto. Somos, agora também, a escola embaixadora da certificação de professores», reforça, com a certeza de que a comunidade educativa estará «feliz» por integrar este projeto «tão importante para a escola e para a cidade de Coimbra».