Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Prémio do Plano Nacional das Artes para a Anozero

Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra distinguida pela “abordagem inovadora de mediação entre arte e educação”

A Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra foi uma das contempladas com os Prémios de Reconhecimento PNA 2024, entregues na sessão pública de apresentação da estratégia do Plano Nacional das Artes para os próximos cinco anos, que decorreu anteontem no Centro Cultural de Belém com a presença da ministra da Cultura e do ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Segundo foi divulgado, o júri decidiu premiar o evento artístico de Coimbra pela sua «abordagem inovadora de mediação entre arte e educação, mobilizando escolas e comunidades para uma participação crítica nas exposições, onde professores e alunos contribuem para a curadoria e fruição de projetos».

Numa nota enviada ao nosso jornal, o coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes, António Cerdeira, destaca a atribuição do prémio à Anozero, na categoria de Fruição e Mediação, por se tratar de «um evento coorganizado pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Universidade de Coimbra que já deixou marcas profundas na cidade e que tem convocado as escolas e comunidades educativas através de uma estratégia de mediação inovadora e envolvente».

Atribuídos pela primeira vez, os Prémios PNA reconhecem «iniciativas, instituições e pessoas que, através da arte e da educação, têm promovido a democracia cultural e transformado as comunidades». «Os prémios foram atribuídos com base nas indicações feitas pelos coordenadores intermunicipais do PNA, profissionais que trabalham de perto com as instituições e pessoas nos vários territórios educativos do país, acompanhando de forma próxima os projetos de educação artística e cultural», esclarece.

Foram atribuídos prémios PNA nas categorias Arte e Vida, Território e Democracia Cultural, Fruição e Mediação, Indisciplinar a Escola (medida do PNA) e Participação e Inclusão. Na categoria Fruição e Mediação, além da bienal de Coimbra foram este ano vencedores dos Prémios PNA a Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas de São Miguel (Açores), a DST Group, empresa na área da engenharia & construção, a Fundação Eugénio de Almeida e o Festival Indie Júnior.

Os Prémios de Reconhecimento PNA voltam a ser atribuídos em 2029.

Outubro 23, 2024 . 08:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right