Festival ART&TUR apresenta 67 filmes
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, começou ontem na Lousã. Trata-se da 17.ª edição do evento, que até sexta-feira apresenta 67 filmes premiados pelo júri, repartidos por 17 sessões temáticas.
«Este é um festival extraordinário, que promove os valores da paz. Um festival para todos, onde não há estereótipos a perturbar a compreensão do que é mundo. O turismo é apenas o pretexto para compreendemos que somos todos seres humanos e estamos numa era conturbada. Se a cultura não é o contrabalanço para o tipo de vida que vivemos, então não sei para que serve». Palavras de Francisco Dias, criador e diretor do ART&TUR, um dos festivais mais conceituados do circuito internacional de festivais de filmes de turismo, ontem na sessão de abertura.
«É um festival único e extraordinário», disse, referindo o facto de ser o único festival com um júri de 44 elementos, de 22 países dos cinco continentes, que «não se limita a fazer promoção turística, pois faz questão de ter bons documentários, que refletem sobre as diferentes problemáticas do turismo», continuou Francisco Dias, adiantando que é «o único festival que organiza competições criativas».
Uma dessas competições criativas é o ART&FACTORY, com as equipas de produção, uma semana antes, a filmarem o local do festival, filmes exibidos em estreia durante o evento. Este ano o festival inicia uma segunda competição, o ART&STORYTELLING. Aqui, jovens universitários que querem aprender a contar uma história em filme participam em sessões de aprendizagem e apresentaram, depois os guiões e filmaram trabalhos a apresentar durante o festival. O ART&TUR promove, ainda, uma competição de blogging, que premeia os melhores conteúdos de bloggers sobre a Lousã.
O festival é uma co-organização do Centro Portugal Film Commission, Turismo Centro de Portugal e Câmara da Lousã.