Incentivos aumentaram 77% adoção de animais
As medidas implementadas pela Câmara Municipal de Cantanhede no sentido de promover a adoção de animais de companhia resultaram em pleno, com um aumento de 77% do «número de animais acolhidos por famílias». O balanço é feito pela autarquia que justifica este acréscimo face ao ano passado com os «resultados do programa Adota+», mas também com «o alargamento do horário de atendimento do Centro de Recolha Animal de Cantanhede (CRAC) e a sua abertura pontual aos sábados». A isto juntam-se as «ações de sensibilização», algumas efetuadas junto das escolas do concelho, refere nota da autarquia.
A conjugação destes fatores permitiu aferir que «a média mensal de adoção de 7,2 animais antes do programa Adota+ passou para 9,7 desde que a campanha começou a ser implementada».
Uma tendência que, adianta nota da autarquia, «acompanha também o crescimento de 65% de animais recolhidos pelo CRAC», facto que tem permitido «mitigar a sobrelotação das instalações».
«Por isso o programa Adota+ é tão importante, no sentido em que gera uma dinâmica que, conjugada com outras ações desencadeadas pelo município, poderá ajudar a resolver um problema que, aliás, é comum a todos os município», sublinha o vereador Adérito Machado, citado no documento.
«Paralelamente, temos que combater os fatores que concorrem para o aumento dos animais errantes, o que passa necessariamente pela consciencialização das pessoas relativamente a esta questão, que é também de saúde pública, nomeadamente quanto ao cuidado que devem ter em esterilizarem e vacinarem os animais de companhia, não os abandonando em circunstância alguma», sublinha o vereador.
Apesar da melhoria da capacidade de resposta do Centro de Recolha Animal, decorrente das obras recentemente realizadas, Adérito Machado sublinha a necessidade constante de novas ações e medidas de controlo da população de animais errantes, nomeadamente através de campanhas de esterilização, colónias “capturar-esterilizar-devolver”, entre outras.
O programa Adota+ , em vigor desde 15 de julho, incentiva a adoção de animais que se encontram no Centro de Recolha. Trata-se, esclarece a autarquia, de um programa de colaboração, que envolve um conjunto de empresas que operam no setor de produtos para animais e serviços veterinários. Significa que os titulares dos animais adotados no Centro de Recolha de Cantanhede beneficiam de um «conjunto de vantagens, nomeadamente descontos e ofertas», mediante a apresentação do documento comprovativo da adoção no ato da compra.|