Protocolo entre Santuário e Universidade Católica cria Cátedra Estudos de Fátima
O Santuário de Fátima vai assinar, na segunda-feira, um protocolo com a Universidade Católica Portuguesa com vista à criação da “Cátedra Estudos de Fátima: Religião e Sociedade”, anunciou hoje o reitor do santuário.
Carlos Cabecinhas adiantou, em conferência de imprensa, que a direção desta cátedra “será paritariamente partilhada entre a UCP e o Santuário”, e a partir dela se desenvolverão projetos sobre Fátima.
“Prevê-se promoção de um curso em formato ‘e-learning’ sobre Fátima, com o objetivo de promover a leitura científica do fenómeno, atingindo formandos à escala internacional; e prevê-se igualmente a promoção de uma ‘Summer School’ internacional sobre Fátima, a realizar no santuário, dedicada ao estudo das dinâmicas sociais e religiosas nas sociedades contemporâneas, com particular acentuação na mariologia, dirigida a alunos universitários de diferentes nacionalidades”, adiantou.
Segundo o protocolo, vai ser criado um “Prémio Internacional Santuário de Fátima/Universidade Católica Portuguesa”, a atribuir anualmente nos domínios científicos das Ciências Sociais e das Humanidades.
A integração de recursos humanos qualificados do Santuário e da UCP em projetos científicos e educativos das duas instituições, bem como a colaboração em projetos de criação artística e conservação e restauro do património do Santuário estão também contemplados no protocolo a assinar na sede da Universidade na tarde de segunda-feira.