Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Coimbra acolhe este fim de semana primeiro Encontro Nacional de Canto a Vozes

Evento deverá juntar cerca de 300 pessoas, entre cantadeiras e cantadores de 21 grupos do país

Coimbra vai acolher, este fim de semana, o primeiro Encontro Nacional de Canto a Vozes, em que estarão presentes 21 grupos, naquele que será um primeiro passo para uma candidatura a Património Mundial, afirmou associação.

O evento, promovido pela Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, conta juntar cerca de 300 pessoas, entre cantadeiras e cantadores, de 21 grupos do país, num momento e encontro e de celebração do canto polifónico a três ou mais vozes de mulheres, disse à agência Lusa Josefina Bouças, da direção da associação.

O encontro contempla oficinas nas manhãs de sábado e domingo, concertos na Baixa de Coimbra, na tarde de sábado, e, mais tarde, no mesmo dia, um concerto que junta todos os grupos, na antiga Igreja do Convento São Francisco, pelas 19h00.

Nesse concerto, todos os grupos de canto e pessoas que participaram na oficina serão desafiadas a cantar “Tia Baptista”, uma cantiga que é uma espécie de “hino da associação”, contou Josefina Bouças.

Segundo a membro da associação, os grupos são sobretudo do Centro e Norte do país, onde este tipo de canto polifónico está mais presente.

Para Josefina Bouças, além de grupos mais antigos, têm surgido novos grupos e coros, movidos por jovens, o que “é muito motivador e enriquecedor”.

“A grande parte dos grupos tem pessoas de 50 ou 55 anos para cima, alguns sem gente jovem, e agora surgem novos grupos, com o mesmo espírito dos outros, que garantem o futuro deste património. Nós, com 60 e tal anos, vamo-nos apercebendo que temos a quem deixar o legado”, notou.

O encontro é também um momento de celebração da inscrição do canto a vozes de mulheres no inventário nacional do património cultural imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural, marcando também um primeiro passo para uma candidatura à classificação a Património Mundial pela UNESCO, referiu.

“O objetivo seguinte é chegar à UNESCO. O encontro serve como um primeiro passo e como ponto enriquecedor para constar na candidatura”, salientou.

De acordo com a membro da direção, a associação tem o propósito de fazer mais encontros no futuro.

As participações em oficinas de canto polifónico são gratuitas e abertas à população, mas obrigam à inscrição prévia através do email [email protected] ou através do número 917400836.

Outubro 8, 2024 . 17:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right