Última Hora
Hls Coimbra Horizontal 01nov A 30nov
Caminhos 16 A 23 Novembro 2024
Sao Silvestre Horizontal Ate 14 Dez
Pub

Agravamento do estado do tempo a partir da tarde de hoje

Tempestade Kirk aproxima-se do continente após passar a norte do arquipélago dos Açores

A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da Península Ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que, de acordo com a mais recente informação do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), o furacão Kirk completou “uma transição para um ciclone extra tropical” e que o seu centro se encontrava a 42°N 38°W no Atlântico Norte, “em deslocamento para nordeste (NE) a uma velocidade de 45 km/h [quilómetros/hora]”.

O Kirk, segundo diferentes modelos de previsão, “ainda um sistema poderoso e potencialmente perigoso, deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica, estando no ponto mais próximo do continente” às 07:00 de quarta-feira, “prevendo-se já um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de dia 8 [terça-feira]”, estima o IPMA.

Assim, esperam-se períodos de chuva já a partir do final da tarde de hoje, “que serão persistentes e por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, podendo ser acompanhados de trovoada, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de frequência a partir da tarde de dia 9 [quarta-feira]”, acrescenta.

“O vento será moderado a forte (até 45 km/h) de sudoeste e com rajadas até 70 km/h, sendo de até 95 km/h na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro, e será forte (até 55 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 110 km/h, rodando para oeste e enfraquecendo a partir da tarde” de quarta-feira, segundo as previsões.

O IPMA refere ainda que se espera um aumento da agitação marítima a partir do final de terça-feira, “com ondas de sudoeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros a partir do meio da manhã” de quarta-feira, “podendo atingir 12 metros de altura máxima”.

A direção da ondulação associada a esta tempestade pode potenciar os impactos na orla costeira, levando à emissão de avisos meteorológicos de nível amarelo e laranja para os próximos dias.

Outubro 8, 2024 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right