Exploratório abre portas a 20 mil crianças e jovens
Com o “mundo”, tecnológico e não só, a exigir mais atividades curriculares fora das salas de aula, Câmara de Coimbra e Exploratório abrem portas a visitas gratuitas ao Centro de Ciência da Universidade para todos os alunos do concelho, de turmas do pré-escolar ao secundário, sejam do ensino público, privado ou solidário.
O contrato-programa entre o Município e o Exploratório – Centro de Ciência Viva da UC, aprovado pelo executivo camarário em junho, foi ontem apresentado publicamente, percebendo-se que procura promover, num centro considerado de excelência e «de grande interesse municipal», o ensino experimental das ciências, valorizando a colaboração entre comunidades científicas.
No âmbito do contrato, a Câmara comparticipa as atividades anuais com cerca de 132 mil euros, o que, assinalou a vereadora Ana Cortez Vaz, não é um custo mas sim «um investimento» que irá proporcionar o desenvolvimento da criatividade, espírito crítico, pensamento abstrato, curiosidade, capacidade de autonomia e iniciativa.
Acessível a mais de 20 mil alunos do concelho, o contrato «não faz distinção do público escolar» e permite visitas gratuitas, observou a responsável pela área municipal da Educação. Permite o acesso à oferta regular do Exploratório (exposições permanentes e Hemispherium), sem qualquer limitação de frequência e número de entradas (mas com inscrição prévia obrigatória junto do Centro de Ciência Viva).