Última Hora

Opinião

Académica/OAF, até quando?

Setembro 26, 2024 . 15:09
É sempre complicado falar de futebol (jogo e espetáculo desportivo) porque apela à emoção e dispensa a racionalidade e é um tema de que quase todos sabem quase tudo.

O que muitas vezes escapa é o conhecimento das implicações do futebol, enquanto negócio (hoje é referido como uma indústria, termo pesado) e as implicações sociais, económicas e mesmo políticas que lhe estão associadas.

Em Coimbra, a Académica/OAF é um caso exemplar, pela sua origem e história e pelo impacto direto que a Revolução de Abril teve na sua organização institucional, levando à alteração da sua matriz de instituição académica, de prática de desporto/prazer e de elevador social/académico.

A transformação da Académica na Académica /OAF, apesar dos anos já passados e de tantos fóruns de debate já realizados, como objetivo de encontrar uma “boa solução” para um renascimento desportivo condigno, continua em aberto. Aliás, os riscos existenciais têm-se sucedido o que a tem limitado a projetos desportivos de curto/curtíssimo prazo, levando a frustrações e sucessivas quedas no ranking competitivo.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right