Última Hora
Festa das latas 2024
Festa das latas 2024 1160x200 patrocinio
Pub

Obras para residência de estudantes da ESTGOH arrancam na próxima semana

Adaptação de antigo hotel permitirá alojar 98 alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Foi ontem assinado o auto de consignação da empreitada de «adaptação de edifício a residência de estudantes do Politécnico de Coimbra» (IPC) que irá oferecer 98 camas a alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH). As obras no antigo Hotel S. Paulo terão início na próxima semana, com um prazo previsto de conclusão de 12 meses, pretendendo-se que a residência esteja disponível para receber os estudantes já no próximo ano letivo 2025/26.

A futura residência de estudantes representa um investimento que ascende a cerca de 4,5 milhões de euros por parte do Politécnico de Coimbra, financiado quase na totalidade por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

«Hoje é um dia importante para o Politécnico de Coimbra e para Oliveira do Hospital», começou por referir Jorge Conde, presidente do IPC. Para o responsável, «este era um desejo antigo» e a «oferta de alojamento na cidade vai permitir que a escola continue a desenvolver o trabalho que tem feito». Segundo Jorge Conde, apesar «do crescimento em número de estudantes», há «dificuldade em fixar alunos» e isso também se deve à falta de alojamento. Problema que, em breve, ficará resolvido ou pelo menos melhorado com a criação da residência. «Vamos ajudar a escola a crescer», afirmou, avançando que o objetivo é «chegar aos 1000 alunos» e «o alojamento é um passo para isso», uma vez que «os alunos terão melhores condições».

Orgulhoso estava igualmente José Francisco Rolo. O presidente do Município de Oliveira do Hospital elogiou Jorge Conde pela «aposta na ESTGOH» que acaba por «valorizar o Politécnico de Coimbra e toda a região». Atualmente com 700 alunos, a meta de chegar aos 1000 está bem traçada. O autarca não tem dúvidas de que a residência e as futuras instalações, que ficarão a uma distância de cerca de 150 metros, sejam um fator crucial para que tal aconteça. Para José Francisco Rolo, «este projeto é ambicioso», «vem dar força à ESTGOH» e potencializar a «qualificação da região». Para além da criação de alojamento, as obras no antigo Hotel S. Paulo terão também um papel importante na «regeneração urbana», na «dinamização» e «desenvolvimento económico e social» da cidade.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right