Incêndios: Natália de Jesus faleceu na Unidade de Queimados em Coimbra
Um homem e uma mulher do concelho de Albergaria-a-Velha morreram hoje na sequência de queimaduras sofridas no incêndio que lavrou no município do distrito de Aveiro na semana passada, disse o vice-presidente da autarquia.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismark, trata-se de um homem que residia em Vila Nova de Fusos e de uma mulher de Frossos. Natália de Jesus estava internada na unidade de queimados do Hospital de Coimbra desde a tarde do passado dia 15 e não resistiu aos graves ferimentos.
De acordo com informação do município, Natália de Jesus trabalhava o bunho desde os 13 anos, tendo aprendido a fazer esteiras de bunho com a sua mãe. Era presença habitual em feiras, exposições e certames e fazia questão de trabalhar ao vivo para difundir o saber, a tradição e a identidade cultural da terra onde nasceu.
Recentemente foi homenageada, em Frossos, com a inauguração de um mural e da exposição " A Arte de trabalhar o bunho - Natália de Jesus".
Os dois encontravam-se hospitalizados.
Com as duas mortes ocorridas hoje, sobe para nove o número de pessoas que morreram devido aos incêndios rurais que atingiram desde o dia 15 sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.
A ANEPC contabilizou até sexta-feira, além de 120 feridos, cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
Os incêndios florestais consumiram entre os dias 15 e 20 cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus.