O incêndio que lavra hoje em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, já atingiu 20 casas e deixou vários desalojados, tendo causado ainda ferimentos em quatro pessoas, disse o presidente da câmara António Loureiro.
“Neste momento, o incêndio está espalhado pelas seis freguesias e por várias localidades. Temos a lamentar quatro feridos, um deles com alguma gravidade”, disse o autarca durante um 'briefing' pelas 14:45.
O presidente da câmara referiu ainda que há 20 casas afetadas pelo incêndio, além de viaturas, dois armazéns, um escritório, tendo ficado várias pessoas desalojadas.
“A câmara já está a montar uma operação para dar alojamento a essas pessoas. Retirámos as pessoas para o Cineteatro Alba, como forma de segurança e dar apoio às pessoas. Agora, durante a tarde, vamos começar a alojar essas pessoas num espaço que vamos criar”, acrescentou.
Segundo o autarca, os feridos são pessoas que estavam a tentar apagar os incêndios nas suas habitações.
Acrescentou que o incêndio teve origem nos concelhos vizinhos de Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis e depressa se alastrou a Albergaria, devido às condições climatéricas desfavoráveis.
Disse ainda que está a ser "extremamente complexo" gerir este fogo devido à falta de meios porque "os recursos humanos estavam todos afetos a estes dois grandes incêndios", adiantando que os meios aéreos nao podem atuar devido às condições climatéricas.
O autarca apelou ainda às pessoas para ficarem em casa de forma a não colocarem em perigo a sua própria vida: "fechem as casas todas, protejam-se, reguem as casas e os vossos jardins, mas acima de tudo não ponham a vida em perigo".
Segundo a página oficial da Proteção Civil, consultada pelas 15:20, o fogo que deflagrou em Albergaria estava a ser combatido por 194 operacionais e 59 veículos.