Canil de Azeméis em alerta para eventual evacuação
Plano de evacuação “já foi acionado”, pelo que “está tudo pronto para avançar se a Proteção Civil decidir que é preciso evacuar as instalações”
O Canil Intermunicipal das Terras de Santa Maria, instalado em Oliveira de Azeméis, está a pedir coleiras, trelas e transporte à população, para o caso de ter que realojar 170 cães devido ao incêndio a lavrar no concelho.
Esse equipamento do município do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto acolhe animais errantes de seis concelhos da região – não apenas Azeméis, mas também Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra – e não dispõe de equipamento para uma retirada em massa.
“Temos sempre algumas coleiras e trelas, mas não as suficientes para 170 animais e é por isso que estamos a pedir o apoio da população e de várias entidades, numa medida preventiva”, declarou Tereza Pouzada, secretária-geral da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, que gere o abrigo.
Essa responsável disse à Lusa que “o fogo não está muito próximo” de Ossela, onde está instalado o canil, mas realçou que o seu plano de evacuação “já foi acionado”, pelo que “está tudo pronto para avançar se a Proteção Civil decidir que é preciso evacuar as instalações”.
A pensar nessa eventualidade, algumas dezenas de cães já estão a ser encaminhados para outros locais, inclusive para a casa de famílias que, tendo agendado adoções para os próximos dias, estão a antecipar a recolha do seu animal a pedido do canil.
Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.