Canhões voltam a ecoar na serra na recriação histórica da Batalha de 1810
Os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova organizam a recriação histórica da Batalha do Buçaco
Passados 214 anos da Batalha do Buçaco, “os canhões voltam a ecoar na serra, nos dias 27 e 28 de setembro, e as encostas voltam a ser calcorreadas pelas fardas dos exércitos português e inglês frente às tropas francesas”.
Os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova organizam a recriação histórica daquela que foi “a maior batalha de sempre ocorrida em território português, a 27 de setembro de 1810, com a presença de mais de 200 recriadores, nos três municípios do território Mondego-Bussaco”, afirma numa nota hoje divulgada a Câmara da Mealhada.
“A Batalha do Bussaco iniciou-se pelas 07:30 com um denso e espesso nevoeiro. De um lado as tropas francesas, lideradas por Massena”, do outro as forças portuguesas e inglesas”, sob o comando do Duque de Wellington, “a defenderem o território e a impedirem a passagem do inimigo a todo o custo, naquele que era o segundo maior ataque das forças napoleónicas”, recorda a mesma nota, indicando que “é todo o ambiente que se viveu nas Invasões Napoleónicas que mais de 200 recriadores vão trazer à tona, fazendo o público recuar mais de dois séculos”.
Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.