A “Rua da Brincadeira” é a principal novidade da 5.ª edição da Noite Branca, que tem lugar amanhã a partir das 19h00, no centro histórico de Arganil. Esta rua, destinada aos mais pequenos, vai “crescer” na rua “Jornal A Comarca de Arganil”, proporcionando atividades como modelagem de balões, pinturas faciais, piscina de bolas e um globo transparente, insuflável, que permite a entrada das crianças e a recolha de imagens fantásticas.
Destaque, também, para a “Rua das Tradições & Ofícios”, situada na Rua Comendador António Lopes da Costa, onde irão estar seis artesãos a trabalhar ao vivo. A juntar aos artesãos que participaram nas edições anteriores, vão estar Ana Ventura, com a olaria, Vanda Andrés, com as rodilhas; Jorge Costa, com as colheres de pau; Hugo Lopes, da cestaria; Armindo Pinto, com brinquedos em madeira, e Abel Pereira, com artesanato em madeira», explicou Elisabete Oliveira. «Procuramos ter artesanato ligado às nossas tradições», adiantou a vereadora da Ação Social e Juventude. Já em parceria com o Arquivo Municipal, haverá projeção de fotografias do espólio de Fernando Brandão, que vai permitir que «as pessoas recordem e vejam caras conhecidas».
Na Fonte de Amandos volta a ser instalada a “Praça dos Produtores”, onde estarão 11 vendedores de produtos endógenos e outras iguarias. E «até às 24h00, 52 estabelecimentos aderentes vão estar abertos, alguns com promoções e decoração apropriada».
No que à animação diz respeito, ao todo serão nove horas, com grupos a atuar em diferentes palcos - Fonte de Amandos, Praça, Pelourinho, Campanário e Avenida - e animação itinerante, num investimento total de aproximadamente 15 mil euros.