Futuro Parque Verde de Poiares com “dia aberto”
No âmbito da candidatura Urbact IV GreenPlace – Let’s do it together, o futuro Parque Verde de Poiares foi palco para um “dia aberto”, iniciativa que reuniu alunos do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, proporcionando-lhes uma visita guiada pelo espaço.
De acordo com comunicado da autarquia, «durante a caminhada, acompanhada por técnicos que estão a desenvolver o projeto para esta área verde, foram identificados aspetos que carecem de intervenção, por forma a implementar medidas que proporcionem um ambiente mais saudável».
O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, citado no documento, destacou que «o objetivo do Município é rearborizar a área, criando uma zona tampão entre a parte residencial e a zona industrial, removendo a vegetação espontânea e desordenada e procedendo, posteriormente, à plantação de espécies autóctones».
«No mesmo enquadramento, serão delimitadas vias para circulação pedonal e clicável no parque, algumas já construídas, permitindo a adoção de práticas de mobilidade suave entre a zona residencial e a zona industrial», referiu ainda João Miguel Henriques.
«É nesse sentido que surge esta candidatura do Município de Vila Nova de Poiares ao programa Urbact IV, que visa a recuperação de espaços urbanos e torná-los mais amigáveis para os habitantes e para o ambiente, otimizando a utilização dos recursos existentes no contexto da crise ecológica e da situação financeira e geopolítica», pode ler-se na nota.
Refira-se que nesta ação, estiveram presentes diversas personalidades dos parceiros locais, nomeadamente Bruno Simões (Associação Empresarial de Poiares), Luís Sousa (comandante Municipal de Proteção Civil), Miguel Pinheiro, Cláudio Carvalheiro e Filipe Portela (representantes das empresas TUU e IOTECH), Sónia Chelinho (Instituto Politécnico de Coimbra) e Loide Ferreira (presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas).
Refira-se que, além do Município de Vila Nova de Poiares, integram ainda esta candidatura os municípios de Wroclaw (Polónia), Nitra (Eslováquia), Löbau (Alemanha), Cehegin e Onda (Espanha), Quarto d’Altino (Itália), Limerick (Irlanda), e as Bucharest-Ilfov Metropolitan Area Intercommunity Development Association (Roménia) e Boulogne sur mer - Développement Côte d’Opale (França).