Última Hora
Festa das latas 2024 1160x200 patrocinio
Pub

Académica OAF: As 5 Maiores Figuras da Temporada

A Académica OAF, atualmente na Liga 3, ficou em primeiro da sua série e disputará a fase de subida, dando aos fãs motivos para sorrir após uma boa temporada, destacando jogadores como Aloísio Soares e João Silva.

Atualmente a disputar a Liga 3, a Académica OAF continua muito longe dos dias áureos de Pedro Emanuel, Pedro Roma, Fernando Couto, ou João Tomás. No entanto, a Académica conseguiu ficar em primeiro da sua série e vai disputar a fase de subida com Sporting de Braga B, Varzim, Felgueiras, Lusitânia de Lourosa, Atlético, Alverca e Covilhã. Ou seja: pela primeira vez em algum tempo, os fãs da Académica parecem ter finalmente motivos para sorrir!
Para comemorar o bom ano desportivo da Académica, decidimos destacar aquelas que são as cinco maiores figuras do clube na presente temporada:

1. Aloísio Soares
A maioria dos destaques da nossa lista joga mais atrás por um motivo muito simples: apesar de ter apenas o quarto melhor ataque da sua série, a Académica conta com a melhor defesa! Um dos principais responsáveis? Aloísio Soares, um central brasileiro imponente e consistente que, curiosamente, nunca passou pelo futebol brasileiro.
Antes de chegar a Coimbra no início da temporada, Aloísio Soares destacou-se ao serviço da AD Sanjoanense (acompanhando assim o treinador Tiago Moutinho). A sua formação foi toda feita na Madeira, entre Marítimo e Nacional.

2. João Silva
Apesar da defesa ser a grande arma da Académica, nenhum clube de futebol consegue vencer sem ter um bom ataque. Na linha da frente, o grande destaque é o talentoso extremo João Silva, que marcou 7 golos nos seus primeiros 19 jogos na Liga 3 2023/24.
Natural de Braga, João Silva passou por diversos clubes portugueses antes de assinar pela Académica, incluindo o Gil Vicente (onde chegou a fazer mais de 30 jogos pela equipa principal) e o Felgueiras.

3. Diogo Amaro
O "parceiro do crime" de Aloísio Soares é o jovem defesa central Diogo Amaro, provavelmente o jogador mais valioso do atual plantel da Académica. A época de Amaro tem sido tão forte que o site português de desporto ZeroZero já o incluiu por várias vezes no 11 ideal da jornada da Liga 3.
Com apenas 19 anos, Diogo Amaro é prova viva de que a "cantera" da Académica continua a dar cartas. Dividiu toda a formação entre Coimbra (de onde é natural) e a Naval.

4. Juan Perea
A brilhar ao lado de João Silva, o avançado colombiano de 24 anos Juan Perea é o outro grande obreiro da frente ofensiva dos Estudantes. Contratado na temporada passada ao Sporting da Covilhã, Perea escolheu Coimbra como a terra da sua afirmação no futebol português (também passou brevemente pelo Lusitânia dos Açores).
Aos 20 jogos na Série B, Perea apresenta números impressionantes: 7 golos e 1 assistência.

5. Tiago Moutinho
Não faltam bons jogadores no plantel da Académica, mas o maior obreiro da boa temporada conseguida até ao momento nunca jogou futebol profissionalmente. O treinador de 43 anos Tiago Moutinho demonstra ter mais do que capacidades para influenciar o jogo da equipa a partir do banco, muito graças ao conhecimento acumulado como adjunto de Ricardo Sá Pinto.
Antes de chegar a Coimbra, Moutinho teve a primeira experiência como treinador principal ao serviço da AD Sanjoanense. Anteriormente, acompanhou Sá Pinto em várias aventuras no estrangeiro (Grécia, China, ou Espanha) e ao serviço do Sporting (neste caso, na qualidade de preparador físico).

Académica OAF

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right