Notícias

Taxa de IMI fixada afinal nos 0,35%

Afinal, não será uma proposta de taxa de IMI (para prédios urbanos) de 0,36% para 2015 aquela que os deputados terão para apreciar na Assembleia Municipal marcada para hoje. É certo que, a 30 de Outubro, Manuel Machado levou ao executivo a proposta de fixação do IMI em 0,37%, que esta não foi aceite pela oposição e que acabou por ser aprovada, com os votos dos vereadores do PSD, da CDU e Cidadãos Por Coimbra, a redução da taxa para 0,36%.

Comissão Social potencia recursos e agiliza soluções

A freguesia de Pereira possui uma valência que nos dias que correm pode tornar-se fundamental na ajuda a casos de pobreza e exclusão social. Falamos da criação da Comissão Social da freguesia, que ontem deu o seu “pontapé de saída”, e que tem como objectivo «potenciar os recursos locais e articular acções entre as diferentes instituições», no sentido de «responder às problemáticas locais de um modo inovador, colocando ênfase quer no dia­gnóstico dos problemas, quer na sua resolução», afirmam os responsáveis do projecto.

João Real em “risco” com Benfica no horizonte

O camisola 13 da Briosa está de novo a recuperar de uma lesão. O regresso aos trabalhos depois de dois dias de folga ficou marcado pela ausência de João Real. O defesa central da turma escolar tem uma contratura na coxa esquerda e não marcou presença no relvado da Academia Dolce Vita.

Saneamento está muito acima da média nacional

A Águas de Coimbra prevê investir no próximo ano mais de 1,5 milhões de euros na requalificação da rede de água, mais de 1,3 milhões de euros na rede de saneamento (conservação e alargamento) e na rede de águas pluviais mais de 1,1 milhões de euros. Ou seja, cerca de cinco milhões de euros de capital próprio, mas se houver financiamento comunitário as obras podem atingir os 40 milhões de euros. Em 2014, o investimento será da ordem dos seis milhões de euros.

José Sócrates fica preso na cadeia de Évora

O ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ficar detido no Estabelecimento Prisional de Évora, onde já passou a noite, depois do primeiro interrogatório judicial e de ter sido colocado em prisão preventiva, garantiu à agência Lusa fonte prisional. De acordo com a mesma fonte, foi atribuído a José Sócrates é o número de preso 44, naquela cadeia.

Médicos de família vão sinalizar risco de violência

As notícias de mulheres mortas às mãos de maridos ou ex-companheiros repetem-se. Elas são as principais vítimas de violência doméstica e este ano contam-se já 37 assassinatos. Conhecer o contexto de risco da região Centro - quebrando o silêncio, questionando mulheres, sinalizando potenciais vítimas - e actuar, numa rede multidisciplinar, para que o desfecho não seja, mais uma vez, título de jornal. São estes os objectivos por detrás da criação do Observatório da Saúde para a Violência entre Parceiros Íntimos, ontem apresentado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Prémio de Jornalismo Adriano Lucas para estudante de Letras

Maria Nobre, pseudónimo de Mariana Nobre Caeiro Maia de Oliveira, venceu a edição deste ano do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, com um trabalho sobre a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Em “Todos os Livros”, a estudante da licenciatura em Português da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra “viaja” pelas «entranhas de cinco séculos de história», deixando perceber normas, acessos, dificuldades, de hoje e de ontem.

Três feridos graves em choque frontal

Uma violenta colisão entre duas viaturas ligeiras, ontem no IC2, na Mealhada, provocou quatro feridos, dos quais três em estado grave. O acidente deu-se junto à Zona Industrial da Mealhada/Canedo, na localidade de Ponte de Viadores, e foi provocado por uma viatura que circulava em contramão.

Sabores genuínos na Petisqueira Portuguesa

A Petisqueira Portuguesa abriu ao público esta semana, depois de uma festa de apresentação do espaço que reuniu amigos e convidados na noite de terça--feira.

Líder XXI está há 21 anos no mercado imobiliário

A Líder XXI, uma empresa de referência no mercado de mediação imobiliária em Coimbra, assinala hoje o seu 21.º aniversário. Trata-se de uma empresa de matriz familiar que tem trabalhado com base nos mesmos valores de sempre, procurando manter um atendimento de excelência ao cliente.

Páginas