Notícias

Portugal quer ter só 20%
de perdas de água em 2030

Chegar aos 25% de perdas de água em 2020 e aos 20% em 2030 são as grandes prioridades do Governo no sector da água e saneamento, no âmbito do próximo Quadro Comunitário, revelou ontem, em Coimbra, Paulo Lemos, secretário de Estado do Ambiente, anunciando um apoio da ordem dos quatro mil milhões de euros para o sector do Ambiente, sendo que 2,2 mil milhões estarão afectos ao novo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Sabores do rio em festival
da vila piscatória da Ereira

Do rio sempre veio o alimento que as gentes da Ereira souberam, ao longo dos anos, colher. A pesca fluvial foi e continua a ser uma actividade com grande expressão nesta localidade do concelho de Montemor-o-Velho. Novos e velhos, sempre foram muitos os pescadores da lampreia, de sável, de enguia e de várias outras espécies do rio. «Temos de divulgar os nossos produtos», diz Fernando Cação, presidente da Associação Cultural, Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, para justificar a realização de mais um festival, desta vez dedicado à enguia, que cumpre amanhã a sua terceira edição.

Abrem-se as portas ao ecletismo
do Centro Norton de Matos

Nasceu a 10 de Agosto de 1951, já chegou aos 63 anos, é um clube que alberga participantes dos oito meses, com a natação dos bebés, até aos 86 anos, com a ginástica sénior. Uma agremiação que já foi Centro de Recreio Popular do Bairro Marechal Carmona e Centro de Recreio Popular do Bairro Norton de Matos. Agora é Centro Norton de Matos (CNM), o segun­do clube mais eclético do distrito de Coimbra que conta com cerca de 800 utilizadores, 30 colaboradores e oito funcionários. Tanta gente que, dentro do próprio bairro, dava para formar um novo espaço urbano de alegres desportistas.

Espaço do Cidadão
já abriu na Figueira da Foz

Ao cidadão, «serve para poupar em tempo e deslocações», permitindo operações tão diversas como alterar a morada que consta do Cartão de Cidadão ou renovar a carta de condução. Ao Estado, serve «a reorganização» de serviços, com a decorrente «redução de custos, sem perda de eficácia» e, garantiu o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, «sem encerramentos» dos mais tradicionais balcões, das Finanças à Segurança Social, por exemplo.

Nova lei de bases
de financiamento até ao final do ano

O novo projecto de lei de bases para o financiamento dos corpos e associações de bombeiros deverá dar entrada na Assembleia da República até ao final do ano, anunciou, ontem, o secretário de Estado da Administração Interna, na abertura do 42.º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, que decorre em Coimbra até amanhã.
A prioridade é criar um «sistema estável e transparente», que permita a distribuição de verbas «com critérios de justiça», frisou João Almeida, realçando que os bombeiros receberão financiamento da administração central e também dos municípios.

Expocasamento traz
novas tendências a Coimbra

A sétima edição da Expocasamento abre as portas hoje, às 15h00, nas Caves de Coimbra, em Trouxemil.
Até às 22h00 e amanhã, novamente, das 14h00 às 19h00, os noivos ou futuros noivos podem visitar mais um certame dedicado exclusivamente à organização “do grande dia”.
Assim, os cerca de 70 expositores de várias áreas de negócio que, de um a forma ou de outra, se associam à realização de um casamento, vão estar presentes a apresentar as suas propostas, de acordo com as novas tendências

Arcadia com um ano
positivo em Coimbra

O primeiro ano de actividade da Casa de Chocolate Arcadia em Coimbra foi ontem assinalado de uma forma inusitada.
Os clientes que efectuaram uma simples compra na loja, puderam dar um passeio na charrete que, muitas vezes, transportou o escritor Camilo Castelo Branco pelos seus passeios em Seide, Vila Nova de Famalicão, onde residiu com a sua esposa Ana Plácido.
Curiosamente, o cocheiro, José Galope, é neto do cocheiro que, no século XIX guiava o autor do sobejamente conhecido romance “Amor de Perdição”.

“Pela barriga se conquista
o turista” APTECE (quer) mais

Numa visita recente à Arábia Saudita, o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, encontrou um habitante que «conhecia bem Portugal». Para o demonstrar, o árabe falou-lhe das amêijoas à Bolhão Pato e de diversos peixes, grelhados à maneira portuguesa, com certeza. «Só mui­to depois me falou das paisagens», revelou o governante, ontem, na Figueira da Foz, onde presidiu à abertura do 1.º Congresso Nacional de Turis­mo e Culinária.

FabLab potencia sectores
tradicionais pela tecnologia

O edifício do FabLab de Penela vai estar operacional no próximo mês, permitindo que o laboratório experimental (que significa a designação FabLab) entre em funcionamento pleno. Nesta altura, contudo, já decorrem experiências no edifício smARTES - Casa das Indústrias Criativas, onde já estão a ser feitos, por exemplo, modelos em impressora a três dimensões.

Governo aprova apoio
de urgência a Poiares

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, prevê que o município disponha até final de Novembro de um «apoio financeiro transitório de urgência» de 854 mil euros, já aprovado pelo Governo. O empréstimo, cuja autorização de concessão, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), foi ontem publicada no Diário da República, deverá ser disponibilizado até final do próximo mês, prevê o autarca.

Páginas