Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Plataforma “Viseu Compr’Aqui” ajuda comércio local a vender na internet


Quinta, 04 de Junho de 2020

O Município de Viseu lançou ontem, em parceria com os CTT, a Viseu Marca, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a AHRESP, o projecto ‘Viseu Compr’Aqui’, que visa apoiar a digitalização do comércio tradicional, permitindo que os empresários locais vendam numa plataforma digital os seus produtos, combatendo assim a crise causa pela pandemia da covid-19.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu à cerimónia e destacou a importância do projecto, numa altura em que os consumidores alteraram os seus hábitos e procuram cada vez mais produtos regionais e de qualidade. “Somos excelentes produtores, mas péssimos vendedores”, sublinhou, lembrando que quem produz muitas vezes ficava dependente dos distribuidores. Com este projecto, os produtores passam a estar mais próximos dos clientes. A governante elogiou ainda a componente da capacitação dos comerciantes, já que a Câmara de Viseu irá disponibilizar uma equipa, instalada no Mercado 2 de Maio, para ajudar os empresários com mais dificuldades a aderirem ao projecto e a disponibilizarem os seus produtos.
Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, também destacou o trabalho de promoção e marketing com o qual a autarquia se comprometeu, sublinhando que não basta criar apenas uma plataforma, mas também mostrar que ela existe e angariar comerciantes dispostos a aderir.
O presidente da ACDV, Gualter Mirandez, admitiu que a tarefa mais complicada será a de convencer os comerciantes a aderir à plataforma, explicando que se trata de algo que a associação tenta fazer há vários anos.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, assegurou que o projecto não é passageiro e que será aproveitado para promover o território e chamar as pessoas a Viseu e à região.
João Bento, presidente dos CTT, referiu que o projecto visa apoiar o sector comercial que estava menos preparado para a digitalização, considerada essencial numa altura em que a pandemia levou a uma quebra abrupta no negócio tradicional, ao encurtar as cadeias de comercialização.
A aplicação, que em breve estará disponível, tendo em conta que, para já decorre a fase de adesão por parte dos comerciantes, permitirá ao consumidor, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver que comerciantes e produtores da região estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efectuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu