Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

São Bernardo é freguesia há meio século


Luís Ventura Sexta, 18 de Janeiro de 2019

 

 

Passa hoje meio século após o dia em que o lugar de São Bernardo, da Paróquia da Glória, em Aveiro, se autonomizou e foi elevado à categoria de freguesia. A efeméride é assinalada com o arranque de uma programação especial que vai envolver toda a população.

A Junta de Freguesia de São Bernardo vai lançar um programa de comemorações que terá a duração de um ano, a começar já hoje, Dia da Freguesia, prolongando-se até 18 de Janeiro de 2020.

O presidente da Junta de São Bernardo, Henrique Vieira, desvenda que a programação vai ter uma “envolvência muito grande das nossas associações e das forças vivas da freguesia”, acrescentando que “está quase tudo decidido quanto aos eventos que vão decorrer durante os próximos 12 meses”. Cada uma das dez associações de São Bernardo realizará duas actividades, o que quer dizer que “todos os meses vamos ter acções incluídas na programação dos 50 anos da elevação a freguesia de São Bernardo”.

O calendário está feito. Todos os meses haverá actividades que culminarão com um Encontro no Parque, em Setembro próximo, que se traduzirá em três dias de festa, numa parceria com a Câmara de Aveiro e com a presença das colectividades que dinamizarão tasquinhas de comes e bebes, uma desfolhada, um passeio de cicloturismo e, ainda, a animação de uma banda de renome nacional. “Vamos tentar atrair algum turismo, que está muito concentrado na Ria, para que venha até cá, para descentralizar”, explica Henrique Vieira.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu