Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pedrógão Grande: Marcelo orgulhoso dos que fazem “novas todas as coisas”


texto: Mário Pinto / foto: Paulo Cunha/Lusa Segunda, 18 de Junho de 2018

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se ontem orgulhoso por ser o Presidente da República de pessoas como as da comunidade de Nodeirinho e de outras aldeias afectadas pelo fogo de Pedrógão Grande, por “fazerem novas todas as coisas”.
Na inauguração do memorial construído junto à fonte onde há um ano se salvaram várias pessoas em Nodeirinho, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo mentor do monumento, João Viola, residente em Nodeirinho, vincou, por mais uma vez, a capacidade de superação das comunidades afectadas. “Tenho muita honra em ser o Presidente de portugueses e portuguesas como vós sois. É um motivo de profundo orgulho saber da vossa coragem, da vossa determinação, da vossa vontade de fazer novas todas as coisas”, disse o Presidente da República, dirigindo-se à população de Nodeirinho, aldeia onde ontem à tarde estiveram muito mais pessoas do que os  35 habitantes que ali residem.
Marcelo Rebelo de Sousa fazia referência ao verso bíblico 'Eis que faço novas todas as coisas' gravado no memorial ontem inaugurado e pensado pelo pintor João Viola, que procurou criar um “monumento à vida”, onde estão também gravados os nomes das 11 vítimas mortais da aldeia, entre as quais Bianca Nunes, de três anos, e Rodrigo Rosário, de quatro, e uma referência às árvores e aos animais que também morreram há um ano, na sequência do incêndio que devastou aquela zona. 

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu